QUALIDADE DE VIDA, ÍNDICE DE CAPACIDADE PARA O TRABALHO E SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE, MS: UM ESTUDO TRANSVERSAL.

Autores

  • Lucio Barbosa Neto
  • Thomaz Nogueira Burke

DOI:

https://doi.org/10.51161/rems/2876

Palavras-chave:

BURNOUT, CAPACIDADE DE TRABALHO, PROFESSORES, QUALIDADE DE VIDA

Resumo

Introdução: A Síndrome de Burnout pode ser definido como uma combinação de despersonalização (ou cinismo), ineficácia pessoal e, principalmente, exaustão emocional. Ela afeta 29% dos professores de escolas e pode ter repercussões na qualidade de vida e na capacidade para o trabalho. Não há até o momento dados sobre a Síndrome de Burnout e suas repercussões na qualidade de vida e capacidade de trabalho em professores da rede municipal de Campo Grande, MS Objetivo: Avaliar a qualidade de vida e a capacidade de trabalho e identificar a síndrome de burnout em professores do ensino fundamental da rede Municipal de Ensino de Campo Grande\MS Materiais e métodos: Trata-se de um estudo transversal. No total foram 202 participantes que preencheram os critérios de inclusão e exclusão e, após assinarem o TCLE, responderam aos questionários de Qualidade de Vida (WHOQOL-bref versão língua portuguesa), Questionário sobre o Índice de Capacidade para o Trabalho, (ICT) e de Identificação da Síndrome de Burnout. Os dados foram analisados pela média e desvio-padrão e empregadas tabelas de frequência absoluta e relativa com intervalo de confiança de 95% (IC 95%). Resultados: 49% dos professores avaliaram sua qualidade de vida como BOA e 70,8% apresentaram ICT moderado. No tocante ao índice de BURNOUT, uma significativa proporção de participantes com cansaço emocional (37,1%). A maioria dos participantes não apresenta sintoma de despersonalização (75,7%) e apresenta alto índice de realização pessoal (58,4%). Esta investigação indica a necessidade de ampliar estudos que aprofundem nos resultados encontrados e tragam mais respostas sobre a situação da saúde docente. Conclusão: Esta investigação indica a necessidade de ampliar estudos que aprofundem nos resultados encontrados e tragam mais respostas sobre a situação da saúde docente nesta cidade.

Publicado

2021-10-20

Como Citar

Neto, L. B. ., & Burke, T. N. . (2021). QUALIDADE DE VIDA, ÍNDICE DE CAPACIDADE PARA O TRABALHO E SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE, MS: UM ESTUDO TRANSVERSAL. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 2(4), 116. https://doi.org/10.51161/rems/2876

Edição

Seção

I Congresso Brasileiro de Saúde Pública On-line: Uma abordagem Multiprofissional