PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO E PREVENÇÃO DO DESMAME PRECOCE REALIZADOS PELO ENFERMEIRO
DOI:
https://doi.org/10.51161/rems/2570Palavras-chave:
AMAMENTAÇÃO EXCLUSIVA, DESMAME PRECOCE, EDUCAÇÃO, ENFERMEIROSResumo
Introdução: A experiência da amamentação traz benefícios para o binômio mãe-filho por muitos motivos, entre eles a ligação afetiva com o bebê, a redução de custos e a prevenção de doenças e infecções da mãe e do lactente. Neste contexto, o enfermeiro tem papel fundamental na continuidade do aleitamento materno através de ações de educação em saúde. Objetivos: Levantar a atuação do enfermeiro na prevenção do desmame precoce; Identificar as principais causas do desmame precoce e propor ações de enfermagem para a prevenção do desmame precoce. Materiais e Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com buscas na base de dados PubMed/MEDLINE e na biblioteca eletrônica SciELO, com cruzamento dos descritores: Amamentação Exclusiva, Desmame Precoce, Educação, Enfermeiros. Foram selecionados artigos publicados entre o período de 2011 e 2021, em português e inglês, disponíveis online na íntegra. Foram excluídas as duplicidades. A amostra foi constituída por 13 artigos. Resultados: Os estudos evidenciaram que as principais causas do desmame precoce são: o fato da mãe ser primigesta, uso de chupeta, falta de informação quanto as vantagens da amamentação, falta de apoio paterno, mães que trabalham fora, uso de tabaco e álcool, mães jovens, fissuras nas mamas, recém-nascido prematuro, depressão pós-parto, entre outros. Para promoção do aleitamento materno e prevenção do desmame precoce o enfermeiro precisa realizar ações de educação em saúde. Conclusão: Por meio da presente revisão, conclui-se que o enfermeiro assume papel essencial no tocante as orientações às mães sobre as vantagens do aleitamento materno e alimentação saudável ao binômio mãe-filho, assim, cabe ao enfermeiro educador propor ações de adesão ao aleitamento materno exclusivo e ampliar este referencial por meio da formação continuada, seja na busca de novos saberes, reciclagem e, principalmente, na reflexão sobre o fazer cotidiano.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo desta revista foi migrado para https://editoraintegrar.com.br