CAPACITAÇÃO PARA IMPLANTAÇÃO DE UM POP-PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO: PRESCRIÇÃO DE MEDICAMENTOS PELO ENFERMEIRO
DOI:
https://doi.org/10.51161/rems/2446Palavras-chave:
ACADÊMICOS, ENFERMEIRO, PRESCRIÇÃO DE MEDICAMENTOS, PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃOResumo
Introdução: Para se conseguir uma assistência de saúde integral, segura e de qualidade, é importante que se implante o Procedimento Operacional Padrão (POP), uma vez que essa ferramenta potencializa a padronização da assistência ofertada. Objetivo: Relatar a experiência de duas acadêmicas de enfermagem sobre a realização de uma capacitação para implantação de um POP-Procedimento Operacional Padrão, sobre prescrição de medicamentos pelo enfermeiro. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa realizada através de um relato de experiência. A experiência relatada foi executada por duas acadêmicas do 10º período de enfermagem e refere-se à capacitação de enfermeiros da rede municipal de saúde para implantação de um POP-Procedimento Operacional Padrão: Prescrição de medicamentos pelo enfermeiro, com a coordenação de duas professoras. Resultados e Discussões: Foram dois dias de capacitação, que contaram com a presença de trinta e quatro profissionais no dia 02 de setembro e 37 profissionais no dia 09 de setembro de 2021. Os temas abordados foram: saúde da criança, saúde da mulher, planejamento sexual, dengue, hipertensão, diabetes e ISTs. É essencial que a equipe compreenda que a organização da assistência influência diretamente na qualidade do serviço ofertado e na satisfação do usuário e por este motivo, entende-se que a padronização, realizada através da implantação do POP, pode trazer resultados que irão demonstrar melhorias na assistência prestada aos usuários. Conclusão: Ao implantar um POP nos serviços de saúde, consegue-se dar sequência ao atendimento, além de favorecer que seja estabelecido um maior vínculo entre o usuário e o profissional, rompendo com um processo de trabalho fragmentado dentro de um mesmo serviço, contribuindo, assim, para uma melhoria na qualidade do atendimento, além de cumprir com o princípio básico da integralidade e humanização da saúde.
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