O ENSINO DO REIKI: UM OLHAR DA PICS PARA A ENFERMAGEM

Autores

  • Vera Lúcia Freitas
  • Ana Clara Da Cruz Nunes
  • Johnny Lima Brandão
  • Stephanie Campos Moreira
  • Emanuel Pereira Dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.51161/rems/2431

Palavras-chave:

ATIVIDADES DE EXTENSÃO, ENFERMAGEM, ENSINO, REIKI

Resumo

Introdução. As Práticas Integrativas e Complementares compõem a atenção à saúde no Sistema Único de Saúde. É caracterizada como ações de saúde capazes de assistir um indivíduo de forma integral. Reiki é um sistema natural de reparação energética, terapia vibracional, mantém e recupera a saúde, age sobre o corpo todo e equilibra suas emoções. O Reiki é recomendado para pessoas com: depressão, ansiedade, dores musculares, estresse, apatia. O Reiki é uma prática terapêutica que utiliza a imposição das mãos para canalização da energia vital promovendo o equilíbrio energético, necessário ao bem-estar físico e mental. A prática do Reiki responde aos novos paradigmas de atenção em saúde, que incluem dimensões da consciência, do corpo e das emoções. Os principais benefícios do Reiki e suas aplicações no cotidiano: Reduz e alivia consideravelmente o estresse, provocando no organismo uma profunda sensação de paz, relaxamento, conforto e tranquilidade.  Objetivo: divulgar as atividades desenvolvidas no projeto de extensão: A atuação e o ensino de REIKI como práticas integrativas e complementares: uma visão holística para a enfermagem. Metodologia: Relato de experiência sobre o projeto de extensão está sendo desenvolvido por alunos da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto EEAP/UNIRIO. O planejamento das atividades destacamos: promover oficinas, cursos de extensão, aprimoramento na temática: Reiki com as práticas integrativas e complementares em saúde. Capacitar e formar terapeutas reikianos. Organizar local para aplicação de Reiki na comunidade acadêmica e externa. Resultados: Foi realizado quatro cursos de introdução ao Reiki com a participação de 25 pessoas dentre elas alunos de graduação e docentes. Participação em quatro eventos científicos divulgando o projeto de extensão. Apresentação de um estudo intitulado: A análise da experiência popular à aplicação de Reiki em contexto pandêmico. Divulgação do projeto nas redes sociais: @reiki.unirio. Produção de apostilas para as aulas teóricas, práticas e para iniciação em Reiki nos níveis 1 e 2. E organização de artigos científicos para publicação. Conclusão: Assim teremos um grande potencial para desenvolvimento de pesquisas cientificas, utilizando Reiki em diversas situações de desequilíbrio energético e de saúde.

Publicado

2021-11-23

Como Citar

Freitas, V. L. ., Nunes, A. C. D. C. ., Brandão, J. L. ., Moreira, S. C. ., & Santos, E. P. D. . (2021). O ENSINO DO REIKI: UM OLHAR DA PICS PARA A ENFERMAGEM. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 2(4), 07. https://doi.org/10.51161/rems/2431

Edição

Seção

II Congresso Nacional Multidisciplinar em Enfermagem On-line

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.