O ENSINO DO REIKI: UM OLHAR DA PICS PARA A ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51161/rems/2431Palavras-chave:
ATIVIDADES DE EXTENSÃO, ENFERMAGEM, ENSINO, REIKIResumo
Introdução. As Práticas Integrativas e Complementares compõem a atenção à saúde no Sistema Único de Saúde. É caracterizada como ações de saúde capazes de assistir um indivíduo de forma integral. Reiki é um sistema natural de reparação energética, terapia vibracional, mantém e recupera a saúde, age sobre o corpo todo e equilibra suas emoções. O Reiki é recomendado para pessoas com: depressão, ansiedade, dores musculares, estresse, apatia. O Reiki é uma prática terapêutica que utiliza a imposição das mãos para canalização da energia vital promovendo o equilíbrio energético, necessário ao bem-estar físico e mental. A prática do Reiki responde aos novos paradigmas de atenção em saúde, que incluem dimensões da consciência, do corpo e das emoções. Os principais benefícios do Reiki e suas aplicações no cotidiano: Reduz e alivia consideravelmente o estresse, provocando no organismo uma profunda sensação de paz, relaxamento, conforto e tranquilidade. Objetivo: divulgar as atividades desenvolvidas no projeto de extensão: A atuação e o ensino de REIKI como práticas integrativas e complementares: uma visão holística para a enfermagem. Metodologia: Relato de experiência sobre o projeto de extensão está sendo desenvolvido por alunos da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto EEAP/UNIRIO. O planejamento das atividades destacamos: promover oficinas, cursos de extensão, aprimoramento na temática: Reiki com as práticas integrativas e complementares em saúde. Capacitar e formar terapeutas reikianos. Organizar local para aplicação de Reiki na comunidade acadêmica e externa. Resultados: Foi realizado quatro cursos de introdução ao Reiki com a participação de 25 pessoas dentre elas alunos de graduação e docentes. Participação em quatro eventos científicos divulgando o projeto de extensão. Apresentação de um estudo intitulado: A análise da experiência popular à aplicação de Reiki em contexto pandêmico. Divulgação do projeto nas redes sociais: @reiki.unirio. Produção de apostilas para as aulas teóricas, práticas e para iniciação em Reiki nos níveis 1 e 2. E organização de artigos científicos para publicação. Conclusão: Assim teremos um grande potencial para desenvolvimento de pesquisas cientificas, utilizando Reiki em diversas situações de desequilíbrio energético e de saúde.
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