ATIVADADES EDUCATIVAS PARA O CONTROLE DAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS (DCNT): HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA E DIABETES MELLITUS
Palavras-chave:
Diabetes, Doença Renal Crônica, HipertensãoResumo
Introdução O aumento epidêmico das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como a hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus do tipo II tem sido apontado pelos estudos como fatores de risco para o desenvolvimento da Doença Renal Crônica (DRC). Tendo em vista que essas pessoas portadoras de (DCNT) necessitam de um acompanhamento contínuo, o Ministério da Saúde criou um programa chamado Hiperdia, o qual ajuda a calcular a quantidade de pessoas acometida com hipertensão arterial (HAS) diabetes mellitus (DM) estratificada por cidades e estados. Tais patologias crônicas podem ser controladas com o auxílio de uma alimentação adequada, o que evidencia a importância de uma mudança de hábitos alimentares, favorecendo uma vida com qualidade, controle de peso corporal, e um bom funcionamento do metabolismo4. Objetivo: Incentivar os portadores de hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus a terem uma alimentação mais saudável e nos horários recomendados, assim, diminuindo os sintomas de ambas as patologias. Material e métodos: Estudo descritivo, tipo relato de experiência, elaborado a partir de vivências das atividades educativas com pacientes hipertensos e diabéticos atendidos pela atenção básica do município de Belo Jardim-PE. A temática das atividades foi sobre a predisposição da Doença Renal Crônica (DRC) e suas medidas de prevenção, por meio da dinâmica de “mitos” e “verdades”, em que foram realizadas 10 perguntas sobre o assunto para os participantes responderem através de placas coloridas e, em seguida, cada questão era esclarecida pelo grupo de pesquisadoras através de um álbum seriado. Resultados: Observou-se que os pacientes apresentavam pouco conhecimento sobre uma alimentação saudável e seus benefícios, como também, não davam muita importância a prática de atividades físicas. A maioria do público mostrou-se participativo e sensibilizado através da discussão do tema. Conclusão: A participação em atividades educativas aprimora conhecimentos prévios, agregam novos conceitos, como também incentivam os participantes a terem uma alimentação mais saudável e também a praticarem atividades físicas com regularidade, assim, evitando o agravamento de doenças, como também evitando que outras doenças surjam no decorrer da vida.
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