EFEITO DO ÓLEO DE COPAÍBA (COPAIFERA SP) COMO INSETICIDA NATURAL SOBRE O CARUNCHO COLLOSOBRUSCHUS MACULATOS EM FEIJÃO-DE-CORDA ARMAZENADO.

Autores

  • Jonatas Tavares da Silva
  • Renato Augusto Da Silva
  • Vania Mirelly Bento Da Silva
  • Maria Danielle Gomes De Lima
  • José Romário Nunes Dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.51161/rems/2133

Palavras-chave:

PRODUTOS NATURAIS, ÓLEO DE COPAÍBA, CALLOSOBRUCHUS MACULATUS, FEIJÃO-DE-CORDA

Resumo

Introdução: O inseto Callosobruchus maculatus, popularmente conhecido como caruncho, é uma das principais pragas do feijão-de-corda (Vigna ungguiculata (L) Walp) e tem causado perdas consideráveis na produção do grão. Diante disto, diversos produtos naturais são considerados promissores para o manejo integrado de C. maculatus nas unidades de armazenamento substituindo os inseticidas sintéticos. Objetivo: Avaliar o efeito do óleo de Copaíba (Copaifera sp) como inseticida natural contra o caruncho C. maculatus em feijão-de-corda armazenado. Material e Métodos: Os insetos foram criados por várias gerações em grãos de feijão-de-corda, acondicionados em recipientes plásticos de 2 litros, fechado de forma a permitir apenas a troca de gases. As amostras de feijões-de-corda e óleo de copaíba, foram adquiridos aleatoriamente na feira livre de Serra Talhada – PE. Os feijões foram previamente mantidos em freezer a uma temperatura de -10ºC por 7 dias, para eliminação de eventuais infestações de insetos e outras pragas provenientes do campo. Para avaliar a atividade inseticida, as doses utilizadas no experimento foram 0,0 (testemunha), de 9,6 mg; 18,2 mg; 28,8 mg; 38;4 mg e 48, 0mg do óleo/ 20g, com quatro repetições casualizadas. Cada repetição contava com 20 feijões acondicionados em recipiente de 100 mL, infestado com 10 insetos de C. maculatus com 0-72h de idade. O óleo de copaíba foi adicionado gota a gota e submetido a agitação manual por 1min. Após 48h, os insetos eram retirados e a mortalidade percentual foi avaliada. Resultados: A Concentração Letal Média (CL50) foi estimada em 17,25 mg do óleo/20g (863 mg/KG) de feijão por meio da curva de tendência utilizando o programa software Excel 2010, Office, da Microsoft. Conclusão: Percebe-se que óleo de copaíba se apresenta como uma alternativa simples e eficiente no controle da praga do feijão-de-corda, podendo substituir os inseticidas químicos sintéticos que são danosos a saúde.

Publicado

2021-10-01

Como Citar

Silva, J. T. da, Silva, R. A. D. ., Silva, V. M. B. D. ., Lima, M. D. G. D. ., & Santos, J. R. N. D. (2021). EFEITO DO ÓLEO DE COPAÍBA (COPAIFERA SP) COMO INSETICIDA NATURAL SOBRE O CARUNCHO COLLOSOBRUSCHUS MACULATOS EM FEIJÃO-DE-CORDA ARMAZENADO. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 2(3), 10. https://doi.org/10.51161/rems/2133

Edição

Seção

I Congresso Nacional On-line de Produtos Naturais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)