ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DE ALCALÓIDES DA ALGAROBEIRA COMO ALTERNATIVA AO CONTROLE DO COLLETOTRICHUM GLOEOSPORIOIDES (PENZ.) PENZ E SACC EM CULTURAS DE CAJUEIRO (ANARCADIUM OCCIDENTALE L.)

Autores

  • Amanda Barbosa da Rocha
  • Kallindi Narayanna Canuto Dóca
  • Renato Augusto Da Silva
  • Astrogilda Batista Do Nascimento
  • Neilza Reis Castro De Albuquerque

DOI:

https://doi.org/10.51161/rems/2129

Palavras-chave:

ALCALÓIDES, COLLETOTRICHUM GLOEOSPORIOIDES, PROSOPIS JULIFLORA

Resumo

Introdução: Dentre as culturas de maior importância econômica brasileira encontra-se o cajueiro (Anarcadium Occidentale L.), espécie nativa capaz de frutificar em épocas de estiagem. A fitopatologia de maior importância na cultura do caju é a antracnose, causada pelo fungo Colletotrichum gloeosporioides, responsável por atacar os frutos e pseudofrutos em todas as suas fases de desenvolvimento. A constante utilização de insumos químicos para tratamento do agente patógeno gera um fortalecimento e resistência a essas substâncias, existindo como alternativa para o controle e manejo destas patologias produtos de origem natural. Objetivo:  Verificar a atividade antifúngica da Fração de Alcalóides Totais (FAT) das folhas da algarobeira (Prosopis juliflora) contra o C. gloeosporioides. Metodologia: Folhas da P. juliflora foram coletadas na cidade de Juru-PB, após obtenção do extrato bruto etanólico foi realizada a prospecção fitoquímica e identificada a presença de compostos fenólicos, taninos, flavonoides e alcaloides, posteriormente, a FAT foi extraída por método ácido-base. O C. gloeosporioides foi isolado de partes de folhas, frutos e galho infestados pela antracnose, coletadas em Fátima, distrito de Flores-PE, e cultivadas em placas petri em meio BDA por 7 dias e fotoperíodo de 12 horas. Para avaliar o Potencial de Inibição de Crescimento (PIC) dos micélios, os alcalóides foram dissolvidos em DMSO até concentração de 50, 100, 200 e 400mg/mL e adicionados ao meio de cultura durante a incubação micelial e submetida as mesmas condições de cultivo, como controle positivo foi utilizado antifúngico comercial. Resultados: Com o aumento da concentração da FAT ocorreu o aumento da inibição de crescimento fúngico, perfazendo um total de 49,8% de inibição na dosagem de 400mg/mL. Conclusão: Foi confirmada a toxicidade da FAT contra o C. gloeosporioides, mostrando-se como uma possível alternativa para o uso de fungicidas sintéticos.  

Publicado

2021-10-01

Como Citar

Rocha, A. B. da, Dóca, K. N. C. ., Silva, R. A. D. ., Nascimento, A. B. D. ., & Albuquerque, N. R. C. D. . (2021). ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DE ALCALÓIDES DA ALGAROBEIRA COMO ALTERNATIVA AO CONTROLE DO COLLETOTRICHUM GLOEOSPORIOIDES (PENZ.) PENZ E SACC EM CULTURAS DE CAJUEIRO (ANARCADIUM OCCIDENTALE L.). Revista Multidisciplinar Em Saúde, 2(3), 07. https://doi.org/10.51161/rems/2129

Edição

Seção

I Congresso Nacional On-line de Produtos Naturais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)