O TRATAMENTO HUMANIZADO EM PACIENTES ONCOLÓGICOS HOSPITALIZADOS
DOI:
https://doi.org/10.51161/rems/1548Palavras-chave:
HUMANIZADO, HOSPITALIZADOS, ONCOLÓGICOResumo
Introdução: O Ministério da Saúde através da Portaria no 881 de 2001, criou o Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH), com o intuito de estreitar as relações entre os profissionais e os usuários do serviço de saúde. Humanização em Saúde é o resgate do respeito à vida humana, levando-se em consideração as circunstâncias sociais, éticas, educacionais e psíquicas presentes em todo relacionamento humano. A humanização requer um processo reflexivo acerca dos valores e princípios que norteiam a prática profissional, além de tratamento e cuidado digno, solidário e acolhedor ao seu principal objetivo: o paciente oncológico que se encontra fragilizado. Objetivo: Discorrer sobre a importância do tratamento humanizado em pacientes oncológicos hospitalizados. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica de caráter qualitativo, Foram utilizados artigos científicos das bases de dados scielo e pubmed mediante uso dos seguintes critérios de inclusão: disponíveis na íntegra, condizentes com o tema e critérios de exclusão: artigos em língua estrangeira, com mais de 10 anos de publicação. Ao fim foram selecionados um total de 5 artigos, estes publicados entres os anos de 2011 a 2021.Resultados: Segundo a literatura o tratamento humanizado é de suma importância no aprimoramento das relações entre pacientes oncológicos, profissionais e familiares uma vez que as boas relações podem melhorar os estado emocional das pessoas hospitalizadas. Conclusão: A humanização em pacientes oncológicos deve ser vivenciada e sentida por todos os que atuam no hospital e precisa ser refletida na assistência prestada ao paciente e à sua família. Esses aspectos se tornam de vasta importância na oncologia, para que haja compreensão do momento difícil que o paciente está vivenciando durante internação, visando seus problemas e dificuldades, trata-los com empatia e cordialidade no atendimento, atuando com ética e responsabilidade profissional.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo desta revista foi migrado para https://editoraintegrar.com.br