A SÍNDROME DE BURNOUT EM ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE DISTRITO FEDERAL/DF
DOI:
https://doi.org/10.51161/rems/1478Palavras-chave:
ESGOTAMENTO PROFISSIONAL, ESTUDANTES DE ENFERMAGEM, UNIVERSIDADEResumo
Introdução: A Síndrome de Burnout (SB) em estudantes é considerada uma doença e está relacionada com três aspectos: exaustão emocional, descrença e redução da eficácia acadêmica. O cansaço incessante que o estudante universitário vivencia pode reduzir a capacidade de concentração, acarretar a redução no rendimento dos estudos e interferir na aprendizagem; isso torna o estudante esgotado, sentindo-se pouco eficaz, podendo prolongar esses sentimentos e comprometer ainda mais o seu rendimento e eficiência acadêmica. Objetivo: Frente ao exposto, o presente estudo tem por objetivo verificar a presença da Síndrome de Burnout em estudantes de graduação de Enfermagem de uma instituição privada de ensino superior de Taguatinga, Distrito Federal. Metodologia: Portanto, o presente estudo trata-se de uma pesquisa quantitativa por meio de um estudo observacional transversal descritivo com o objetivo de determinar a prevalência da Síndrome de Burnout em 208 estudantes de graduação de Enfermagem de uma instituição privada de ensino superior localizada em Taguatinga, Distrito Federal. Resultados: Os resultados obtidos não revelaram indícios da Síndrome de Burnout entre os estudantes, porém demonstrou um número elevado ao domínio descrença. . Além disso, a pesquisa apontou que os estudantes do terceiro ano do curso estavam mais suscetíveis à Síndrome de Burnout em comparação com os alunos de outros anos do curso. Conclusão: Diante dos resultados obtidos se faz necessário à equipe de coordenadores e professores adotarem novas estratégias de ensino-aprendizagem, como forma de estimularem os alunos para as aulas, projetos extracurriculares, a fim de minimizar os possíveis desconfortos apresentado em todo o desenvolvimento do curso, além de buscar uma melhor qualidade de vida entre os estudantes de Enfermagem. Essa pesquisa trouxe uma reflexão importante para que outros cursos superiores também verifiquem a suscetibilidade da Síndrome de Burnout entre estudantes que se encontram na metade do curso ou no momento de transição entre as disciplinas básicas e específicas.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo desta revista foi migrado para https://editoraintegrar.com.br