O QUE SE DISCUTE NA LINHA TEMÁTICA “DIVERSIDADE, MULTICULTURALISMO E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS” NOS ENCONTROS NACIONAIS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPECs)?
Palavras-chave:
Educação em Ciências, Inclusão, Gênero, Sexualidade, Educação do CampoResumo
Introdução: O volume de pesquisas científicas produzidas não para de aumentar, tornando-se relevante estudos que inventariam e analisam essa produção. A área de Educação em Ciências vem crescendo e esse crescimento implica aumento da produção científica. Objetivo: Mapear as pesquisas publicadas na linha temática “Diversidade, multiculturalismo e Educação em Ciências” nas Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), em três edições (2013, 2015 e 2017). Escolhemos o ENPEC, por se configurar como o maior evento latino-americano da área e a referida linha temática por discutir temáticas que estão em evidência na atualidade. Material e métodos: A pesquisa configura-se como um Estado da Arte e foi realizada no 1º semestre de 2019. Analisamos 161 trabalhos publicados nas atas do ENPEC de 2013 a 2017. Os trabalhos foram organizados em uma tabela em que eram coletados os seguintes dados: título do artigo, autor(es), objetivo, metodologia e principais resultados. Resultados: Verificamos que o número de trabalhos da referida linha temática, publicados nas Atas dos ENPECs vem aumentando no decorrer dos anos: 35 trabalhos na IX edição (2013); 56 na X edição (2015); 70 na XI edição (2017). Em relação aos enfoques desses trabalhos podemos constatar que a grande maioria trata da questão da inclusão de deficientes; gênero e sexualidade; Educação do Campo; questão racial; educação indígena. Os trabalhos aglutinados na categoria inclusão de deficientes abordavam diversas deficiências e faziam relação com o Ensino de Ciências para esses alunos. Já os que foram incluídos na categoria gênero e sexualidade, na sua maioria, tratavam do feminismo. Os trabalhos da categoria Educação do Campo abordavam aspectos da formação de professores para o campo, o Ensino de Ciências nas escolas do campo e também a contribuição da perspectiva freireana para o Ensino de Ciências no campo. Sobre a questão racial, os trabalhos acabavam tratando dos conceitos postos nas Ciências Naturais, Biológicas e Humanas sobre raça, classe e etnia para a formação de professores, política de cotas, bem como estudos sobre racismo em livros didáticos. Os trabalhos da categoria educação indígena contemplaram a discussão sobre a relação da educação escolar indígena em Ciências e a questão da interculturalidade e formação de educadores indígenas. Conclusão: Os trabalhos sobre diversidade e multiculturalismo na Educação em Ciências analisados apontam discussões atuais e pertinentes a respeito da temática. Constatamos que é necessário analisar o que vem sendo publicado sobre esses temas para avançarmos nos estudos da área.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.