ANÁLISE DOS CONTEÚDOS “AVES” e “MAMÍFEROS” EM LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS UTILIZADO EM SÃO GABRIEL, RS
Resumo
Introdução: Ainda hoje são pertinentes estudos sobre os livros didáticos (LD), visto que são um dos principais recursos utilizado pelos professores para a organização dos conteúdos do currículo escolar. Objetivo: Analisar o conteúdo “aves” e “mamíferos” apresentado em um LD utilizado em escolas de São Gabriel, RS e algumas percepções da professora regente, a qual utiliza o referido livro. Material e métodos: O capítulo analisado foi “Vertebrados (Parte 3)”, que trata especificamente de aves e mamíferos no LD “Ciências Naturais: Aprendendo com o cotidiano” de Eduardo Leite do Canto. O livro é destinado ao 7º ano do Ensino Fundamental e apresenta 15 capítulos. Também foi utilizado um questionário aberto para analisar as concepções da professora sobre o LD. Resultados: O capítulo apresenta boa organização e coerência em seus conteúdos, linguagem e procedimentos. Os textos são atualizados, apresentando definições e conceitos adequados para o respectivo ano. Todas as ilustrações possuem legendas para auxiliar o entendimento do aluno. Entretanto, o capítulo carece de ilustrações da fauna brasileira. No questionário, a professora apontou que: “alguns livros possuem muito texto e poucas figuras”. As atividades presentes no capítulo são diversas: teóricas, práticas, individuais, em grupos, interdisciplinares e investigativas. Sobre as atividades a professora propalou que: “As vezes as questões são muito avançadas para a idade do aluno e a realidade escolar”. Em relação a forma de utilização do LD ela menciona que: “Utilizo para olhar as figuras e explicar o conteúdo, para fazer algum trabalho utilizando algum texto de apoio, para fazer questões e para nortear minhas aulas nas escolhas dos conteúdos”. Um aspecto interessante presente no capítulo refere-se a questão da ameaça de extinção e do tráfico de aves, apresentando uma contextualização do conteúdo, propondo uma aproximação com o cotidiano dos alunos. Conclusão: O conteúdo presente no capítulo analisado auxilia o professor para a elaboração da sua aula, bem como a aprendizagem dos alunos. No entanto, ele deve ser complementado pelo professor, o qual pode utilizar outras ferramentas, com abordagens diferentes para que a aprendizagem possua maior significado. Acreditamos que o LD deve ser utilizado para além da visualização de imagens.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.