O QUE SE DISCUTE NA LINHA TEMÁTICA “DIVERSIDADE, MULTICULTURALISMO E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS” NOS ENCONTROS NACIONAIS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPECs)?

Autores

  • Naiara Zandavalli
  • Laíz Dutra Soares
  • D. S. R Marques
  • M. E. S Ferrony
  • C. S Martini
  • Julio Cesar Bresolin Marinho

Palavras-chave:

Educação em Ciências, Inclusão, Gênero, Sexualidade, Educação do Campo

Resumo

Introdução: O volume de pesquisas científicas produzidas não para de aumentar, tornando-se relevante estudos que inventariam e analisam essa produção. A área de Educação em Ciências vem crescendo e esse crescimento implica aumento da produção científica. Objetivo: Mapear as pesquisas publicadas na linha temática “Diversidade, multiculturalismo e Educação em Ciências” nas Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), em três edições (2013, 2015 e 2017). Escolhemos o ENPEC, por se configurar como o maior evento latino-americano da área e a referida linha temática por discutir temáticas que estão em evidência na atualidade. Material e métodos: A pesquisa configura-se como um Estado da Arte e foi realizada no 1º semestre de 2019. Analisamos 161 trabalhos publicados nas atas do ENPEC de 2013 a 2017. Os trabalhos foram organizados em uma tabela em que eram coletados os seguintes dados: título do artigo, autor(es), objetivo, metodologia e principais resultados. Resultados: Verificamos que o número de trabalhos da referida linha temática, publicados nas Atas dos ENPECs vem aumentando no decorrer dos anos: 35 trabalhos na IX edição (2013); 56 na X edição (2015); 70 na XI edição (2017). Em relação aos enfoques desses trabalhos podemos constatar que a grande maioria trata da questão da inclusão de deficientes; gênero e sexualidade; Educação do Campo; questão racial; educação indígena. Os trabalhos aglutinados na categoria inclusão de deficientes abordavam diversas deficiências e faziam relação com o Ensino de Ciências para esses alunos. Já os que foram incluídos na categoria gênero e sexualidade, na sua maioria, tratavam do feminismo. Os trabalhos da categoria Educação do Campo abordavam aspectos da formação de professores para o campo, o Ensino de Ciências nas escolas do campo e também a contribuição da perspectiva freireana para o Ensino de Ciências no campo. Sobre a questão racial, os trabalhos acabavam tratando dos conceitos postos nas Ciências Naturais, Biológicas e Humanas sobre raça, classe e etnia para a formação de professores, política de cotas, bem como estudos sobre racismo em livros didáticos. Os trabalhos da categoria educação indígena contemplaram a discussão sobre a relação da educação escolar indígena em Ciências e a questão da interculturalidade e formação de educadores indígenas. Conclusão: Os trabalhos sobre diversidade e multiculturalismo na Educação em Ciências analisados apontam discussões atuais e pertinentes a respeito da temática. Constatamos que é necessário analisar o que vem sendo publicado sobre esses temas para avançarmos nos estudos da área.

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Zandavalli, N., Soares, L. D., Marques, D. S. R., Ferrony, M. E. S., Martini, C. S., & Marinho, J. C. B. (2020). O QUE SE DISCUTE NA LINHA TEMÁTICA “DIVERSIDADE, MULTICULTURALISMO E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS” NOS ENCONTROS NACIONAIS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPECs)?. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 1(2), 71. Recuperado de http://editoraime.com.br/revistas/rema/article/view/490