ANÁLISE DOS CONTEÚDOS “AVES” e “MAMÍFEROS” EM LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS UTILIZADO EM SÃO GABRIEL, RS
Resumo
Introdução: Ainda hoje são pertinentes estudos sobre os livros didáticos (LD), visto que são um dos principais recursos utilizado pelos professores para a organização dos conteúdos do currículo escolar. Objetivo: Analisar o conteúdo “aves” e “mamíferos” apresentado em um LD utilizado em escolas de São Gabriel, RS e algumas percepções da professora regente, a qual utiliza o referido livro. Material e métodos: O capítulo analisado foi “Vertebrados (Parte 3)”, que trata especificamente de aves e mamíferos no LD “Ciências Naturais: Aprendendo com o cotidiano” de Eduardo Leite do Canto. O livro é destinado ao 7º ano do Ensino Fundamental e apresenta 15 capítulos. Também foi utilizado um questionário aberto para analisar as concepções da professora sobre o LD. Resultados: O capítulo apresenta boa organização e coerência em seus conteúdos, linguagem e procedimentos. Os textos são atualizados, apresentando definições e conceitos adequados para o respectivo ano. Todas as ilustrações possuem legendas para auxiliar o entendimento do aluno. Entretanto, o capítulo carece de ilustrações da fauna brasileira. No questionário, a professora apontou que: “alguns livros possuem muito texto e poucas figuras”. As atividades presentes no capítulo são diversas: teóricas, práticas, individuais, em grupos, interdisciplinares e investigativas. Sobre as atividades a professora propalou que: “As vezes as questões são muito avançadas para a idade do aluno e a realidade escolar”. Em relação a forma de utilização do LD ela menciona que: “Utilizo para olhar as figuras e explicar o conteúdo, para fazer algum trabalho utilizando algum texto de apoio, para fazer questões e para nortear minhas aulas nas escolhas dos conteúdos”. Um aspecto interessante presente no capítulo refere-se a questão da ameaça de extinção e do tráfico de aves, apresentando uma contextualização do conteúdo, propondo uma aproximação com o cotidiano dos alunos. Conclusão: O conteúdo presente no capítulo analisado auxilia o professor para a elaboração da sua aula, bem como a aprendizagem dos alunos. No entanto, ele deve ser complementado pelo professor, o qual pode utilizar outras ferramentas, com abordagens diferentes para que a aprendizagem possua maior significado. Acreditamos que o LD deve ser utilizado para além da visualização de imagens.
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