MODELO POP-UP DO CORPO HUMANO PARA UTILIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Palavras-chave:
modelo didático, anatomia, ensino de biologiaResumo
Introdução: O estudo da anatomia começou a ser instigante quando o ser humano passou a ter interesse em observar e conhecer as diferentes partes que compunham um animal. Atualmente, possui-se vasto conhecimento nessa área, os quais são importantes de serem abordados desde a Educação Básica, visto que estão previstos no atual currículo oficial – Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na busca de um ensino mais significativo e que proporcione maior compreensão sobre a anatomia e os órgãos do corpo humano para os estudantes, concebemos ser importante a utilização de alternativas de ensino dinâmicas. Normalmente utiliza-se, em instituições de ensino superior e em escolas melhor equipadas, modelos anatômicos do corpo humano. Porém, em escolas com recursos financeiros escassos, a utilização desses materiais torna-se inviável. Objetivo: Produzir um modelo didático alternativo, no formato pop-up, como ferramenta de auxílio para o trabalho do corpo humano no Ensino de Ciências. A intencionalidade do modelo residiu em que ele possibilitasse a compreensão esquemática de cada órgão e sua sobreposição no corpo humano. Material e métodos: Para a confecção do modelo didático utilizou-se: cartolina, caneta nanquim, tesoura, tinta guache e cola. Inicialmente, um esquema do corpo humano foi desenhado na primeira folha de cartolina. A parte do esqueleto ósseo, desde a caixa torácica até o crânio, foi feita na segunda folha. Logo em seguida, construímos os órgãos: rins, bexiga, coração, cérebro, intestinos (delgado e grosso), fígado, estomago e pulmões, os quais foram pintados com tinta guache e posteriormente colados no corpo em sequência, de forma que fosse possível a visualização de todos no local adequado no corpo humano. Alguns desses órgãos (coração, rim e pulmão), presentes no modelo didático, podem ser abertos para expor sua anatomia interna, como por exemplo, a parte circulatória. Resultados: A utilização do modelo desenvolvido no formato pop-up, em sala de aula, possibilita uma complementação das aulas teóricas que abordam os conceitos principais sobre os sistemas do corpo humano. Além disso, possibilita mais interatividade dos alunos com os aspectos anatômicos e fisiológicos do organismo, potencializando a sua aprendizagem sobre o tema. Conclusão: Acreditamos que o modelo do corpo humano desenvolvido apresenta potencial para ser utilizado em sala de aula, visto que poderá colaborar com a compreensão da morfologia e fisiologia dos órgãos, conectando o conteúdo teórico ao prático. O modelo também é de fácil montagem e baixo custo o que facilita sua utilização em sala de aula pelos professores da Educação Básica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.