INSETOS AQUÁTICOS NA ESCOLA: UMA AÇÃO DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA E ENSINO DE ARTRÓPODES PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

  • Kesley Gadelha Ferreira
  • Kenned da Silva Sousa
  • Paulo Augusto Feitosa de Oliveira
  • Iluany da Silva Costa
  • Karina Dias-Silva

Palavras-chave:

Divulgação cientifica, ensino-aprendizagem, extensão universitária

Resumo

Introdução: Os insetos aquáticos são organismos com alguma fase do seu ciclo de vida no ambiente aquático e desempenham importantes papeis ecológicos nos ecossistemas, como controle biológico, fragmentação de material vegetal, ciclagem de nutrientes e são utilizados como bioindicadores para avaliar impactos ambientais nos ecossistemas aquáticos. Contudo, esse grupo de invertebrados que apresenta significativa relevância ainda são pouco conhecidos na ciência e principalmente no âmbito escolar devido a carência na divulgação científica voltada para o grupo. Ações de popularização da ciência atuam na disseminação e troca de conhecimentos entre a comunidade acadêmica e escolar visando chamar a atenção dos estudantes para a importância e preservação do grupo. Objetivo: Popularizar o conhecimento sobre os insetos aquáticos, suas interações com o meio ambiente e importância do grupo em uma escola no município de Altamira-PA. Material e métodos: O dia da ciência intitulado “insetos aquáticos na escola” foi realizado em uma escola de ensino fundamental II. Foram realizadas aulas abrangendo cerca de 50 alunos do 7º ano. As aulas abordavam assuntos acerca do filo Artrópode, sobre o que são os insetos aquáticos, como vivem, importância ecológica, entre outras características gerais sobre estes organismos. Após as aulas os alunos tiveram a oportunidade de entrar em contato com a exposição de material biológico composto por exemplares das ordens de insetos aquáticos e atividades de recreação com os jogos e materiais didáticos de pintura voltados para o ensino dos insetos aquáticos. Para avaliar algumas percepções dos alunos quanto a eficácia da ação foi aplicado um questionário aberto, anônimo e voluntário. Resultados: A partir das respostas obtidas no questionário verificou-se que 63% dos alunos não tinham conhecimento sobre o que são os insetos aquáticos, 96% dos alunos demonstraram ter gostado dos jogos e atividades realizadas e relataram ter obtido novos conhecimentos e 97% julgam importante que seja feito o uso dos métodos de jogos e atividades diferenciadas após as aulas. Conclusão: Foi possível oportunizar aos alunos conhecerem o grupo dos insetos aquáticos, fazendo assim, com que eles possam refletir sobre a conservação dos ecossistemas aquáticos e da preservação das espécies. Além disso, nas exposições os alunos têm a oportunidade de entrar em contato com nossos jogos e materiais didáticos que os possibilita aprender e adquirir novos conhecimentos enquanto se divertem. Bem como, as trocas de conhecimentos e experiências entre os extensionistas e os alunos é bastante enriquecedora para ambas as partes.

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

Ferreira, K. G., Sousa, K. da S., Oliveira, P. A. F. de, Costa, I. da S., & Dias-Silva, K. (2020). INSETOS AQUÁTICOS NA ESCOLA: UMA AÇÃO DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA E ENSINO DE ARTRÓPODES PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 1(2), 51. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/470