SUSTENTABILIDADE ECOLÓGICA: ESTUDO MERCADOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS SUSTENTÁVEIS A PARTIR DE RESÍDUOS SÓLIDOS COMO MÉTODO DE REVERSÃO DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/3235Palavras-chave:
ECOLOGIA, IMPACTO AMBIENTAL, SUSTENTABILIDADE, TECNOLOGIA VERDEResumo
Introdução: Com o processo de industrialização em massa iniciado com a Revolução Industrial no século XIX, os processos de produções têm gerado um grande volume de resíduos sólidos após a obsolescência do produto, assim como compostos descartáveis no processo de industrialização são gerados. Nesse contexto, dado o estado ecologicamente degradado em que o planeta Terra se apresenta, é notório que grande parte desse estado emergente é consequência direta e cumulativa da destinação inadequada de resíduos sólidos, sendo esses subprodutos de métodos de produção insustentáveis. Objetivos: Analisar o cenário ecológico terrestre na relação entre humanos e meio de subsistência; Apresentar tendências mercadológicas com iniciativas sustentáveis; Elaborar possibilidades de integração entre mercados e métodos de reversão da degradação socioambiental. Material e métodos: Utilizando-se de dados estatísticos e cientificamente revisados, o presente trabalho buscará investigar a relação entre a relação humana e o meio ecológico de subsistência, bem como a sua relação com as demais espécies do complexo biológico no que diz respeito aos seus métodos de produção. Embasado em estudos de estratégias e tendências de mercado, serão abordados os principais tópicos que implicam na conscientização sociocultural e metodologias sustentáveis aplicadas na destinação adequada de resíduos sólidos, explanando sobre a possibilidade desses materiais serem manipulados como matéria-prima para novos negócios sustentáveis. Resultados: Após uma análise de mercado, estudando os fatores históricos que influenciaram no processo de degradação ambiental, foi possível observar que um dos principais elementos de impactos ecológicos negativos estão relacionados direta e indiretamente à destinação inadequada de resíduos sólidos de métodos insustentáveis de produção e ao descarte inadequado de subprodutos de consumo humano, observando. Conclusão: Conclusivamente, é possível considerar que, haja vista as necessidades emergentes de reversão de impactos ecológicos no Meio Ambiente causados por ação humana, o estudo de novos mercados e aplicações de novas técnicas de industrialização sustentável poderão contribuir substancialmente com o processo de reversão da degradação ambiental, sendo a aplicação do conceito de tecnologia verde um dos principais fatores contribuintes para o processo.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.