ESTUDO DA DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS DE ORIGEM ANIMAL EM PROPRIEDADES RURAIS PARA A PRODUÇÃO DE FERTILIZANTES ORGANOMINERAIS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1695Palavras-chave:
ACERTIVIDADE PRODUTIVA, FERTILIZANTES ORGANOMINERAIS, TRATAMENTO DE DEJETOS ANIMAISResumo
Introdução: As atividades agropecuárias têm apresentado um crescimento acentuado no Brasil, onde os aglomerados de animais diversos geram elevado volume de dejetos altamente concentrados em nutrientes, contudo, esses resíduos têm sido um fato agravante do contexto ambiental quando não são destinados a locais adequados após os devidos processamentos. Desse modo, com a demanda crescente de fertilizantes nas culturas vegetais, sendo muitas vezes limitada pela escassez de matéria-prima nas formulações químicas sumamente minerais, surge alternativamente a possibilidade de produção de fertilizantes organominerais através do processamento de dejetos animais combinados a insumos de aprimoramento composicional nas instalações de propriedades administrativas rurais. Objetivo: Analisar a possibilidade de ampliação e difusão produtiva de formulações químicas a partir de dejetos de origem animal, como alternativa às composições de fertilizantes integralmente minerais. Investigar estratégias de produção autossustentável no contexto econômico da empresa. Material e Métodos: A fim de contextualizar a pesquisa ao campo da sustentabilidade ambiental em propriedades rurais, foram realizadas consultas em informes periódicos especializados em produções científicas agropecuárias e agroecológicas, em dados de análises prévias e artigos científicos em tais áreas, bem como aplicações dessas pesquisas em observações experimentais de campo. Resultados: Após observações do tratamento de dejetos de origem animal em propriedades rurais, no que diz respeito ao destino desses substratos, foi notória a necessidade de adequação produtiva, havendo, não obstante, elevada possibilidade de implantação de técnicas de processamento dos resíduos para a produção de fertilizantes organominerais, sendo o método de usinagem, aplicando o revolvimento e controle termodinâmico do subproduto e adição de compostos sólidos granulados, adequando as condições necessárias para garantir a qualidade do produto final. Conclusão: Conclui-se, enfim, que, após análise minuciosa do cenário agroprodutivo atual no Brasil e a destinação dos resíduos animais, é possível desenvolver projetos de produção de adubos organominerais de formas sustentáveis e economicamente viáveis, a fim de otimizar a capacidade produtiva em propriedades rurais, visando a assertividade de investimentos e sofisticação na destinação de recursos, resultando em agroecologia sustentável.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.