ESTUDO DA VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL EM ESCOLAS RURAIS: INTEGRAÇÃO COMUNITÁRIA

Autores

  • Elias Márcio Tavares

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/1698

Palavras-chave:

AGROECOLOGIA SUSTENTÁVEL, AGRONEGÓCIO, CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Resumo

Introdução: Analisando o cenário do cidadão do campo frente aos avanços tecnológicos nos processos agroindustriais e produtivos, é possível observar que há grande necessidade de capacitação desses profissionais em relação ao manejo de novas tecnologias, bem como as adequações laborais para melhor desempenho e segurança. Considerando tais observações, é possível considerar a implantação de cursos e treinamentos em instituições de ensino rurais para as mães e pais de alunos em datas sem atividades letivas. Objetivos: Averiguar a relação do cidadão campestre com ambiente no qual está inserido;  Analisar relatos de trabalhadores do campo a respeito de sua relação com seu ambiente de vivência e apresentar propostas de adequação sustentável; Apresentar a possibilidade de capacitação e adequação para a relação da comunidade rural e suas atividades laborais, a fim de otimizar a produtividade e reduzir impactos ambientais. Material e Métodos: O projeto foi desenvolvido utilizando o método bibliográfico para o levantamento de questões ambientais em comunidades rurais de modo geral, para o estudo dos métodos de cultivos locais, através de sites, revistas científicas, informes e boletins rurais. Também foram realizadas entrevistas e análises de campo, a fim de verificar de modo contextualizado a relação de cada comunidade estudada com o Meio Ambiente a respeito de suas atividades laborais e necessidades produtivas. Resultados: Com o desenvolvimento dos estudos, os objetivos propostos foram alcançados efetivamente, levantando, inclusive, novas questões, como os impactos de insumos agrícolas na qualidade de vida dos cidadãos de comunidades rurais; a necessidade emergente de instrução técnica da classe estudante a respeito de novas tecnologias voltadas para a otimização do manejo e produções agrícolas, assim como a necessidade capacitiva para o mercado de trabalho. Conclusão: Após as análises, conclui-se que há a necessidade de adequação das atividades rurais a respeito dos avanços tecnológicos e da relação entre Humano e Ambiente, cogitando, portando, a busca por representantes das instituições educacionais rurais e, posteriormente, os órgãos de administração municipal para deliberação a respeito da viabilização da implantação do projeto, objetivando, outrossim, a promoção da Educação Ambiental de forma capacitiva e contextualizada em comunidades rurais.

Publicado

2021-08-24

Como Citar

Tavares, E. M. . (2021). ESTUDO DA VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL EM ESCOLAS RURAIS: INTEGRAÇÃO COMUNITÁRIA. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(3), 19. https://doi.org/10.51189/rema/1698

Edição

Seção

I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental