ESTUDO DA VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL EM ESCOLAS RURAIS: INTEGRAÇÃO COMUNITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1698Palavras-chave:
AGROECOLOGIA SUSTENTÁVEL, AGRONEGÓCIO, CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO AMBIENTALResumo
Introdução: Analisando o cenário do cidadão do campo frente aos avanços tecnológicos nos processos agroindustriais e produtivos, é possível observar que há grande necessidade de capacitação desses profissionais em relação ao manejo de novas tecnologias, bem como as adequações laborais para melhor desempenho e segurança. Considerando tais observações, é possível considerar a implantação de cursos e treinamentos em instituições de ensino rurais para as mães e pais de alunos em datas sem atividades letivas. Objetivos: Averiguar a relação do cidadão campestre com ambiente no qual está inserido; Analisar relatos de trabalhadores do campo a respeito de sua relação com seu ambiente de vivência e apresentar propostas de adequação sustentável; Apresentar a possibilidade de capacitação e adequação para a relação da comunidade rural e suas atividades laborais, a fim de otimizar a produtividade e reduzir impactos ambientais. Material e Métodos: O projeto foi desenvolvido utilizando o método bibliográfico para o levantamento de questões ambientais em comunidades rurais de modo geral, para o estudo dos métodos de cultivos locais, através de sites, revistas científicas, informes e boletins rurais. Também foram realizadas entrevistas e análises de campo, a fim de verificar de modo contextualizado a relação de cada comunidade estudada com o Meio Ambiente a respeito de suas atividades laborais e necessidades produtivas. Resultados: Com o desenvolvimento dos estudos, os objetivos propostos foram alcançados efetivamente, levantando, inclusive, novas questões, como os impactos de insumos agrícolas na qualidade de vida dos cidadãos de comunidades rurais; a necessidade emergente de instrução técnica da classe estudante a respeito de novas tecnologias voltadas para a otimização do manejo e produções agrícolas, assim como a necessidade capacitiva para o mercado de trabalho. Conclusão: Após as análises, conclui-se que há a necessidade de adequação das atividades rurais a respeito dos avanços tecnológicos e da relação entre Humano e Ambiente, cogitando, portando, a busca por representantes das instituições educacionais rurais e, posteriormente, os órgãos de administração municipal para deliberação a respeito da viabilização da implantação do projeto, objetivando, outrossim, a promoção da Educação Ambiental de forma capacitiva e contextualizada em comunidades rurais.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.