POTENCIAL PARA TURISMO DE OBSERVAÇÃO DE AVES EM MURICI DOS PORTELAS, PI
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2657Palavras-chave:
BIRDWATCHING, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, ECOTURISMO, OBSERVAÇÃO DE AVES, TURISMO ORNITOLÓGICOResumo
Introdução: O município de Murici dos Portelas situa-se na região norte do Piauí, em região de transição entre cerrado, caatinga, tabuleiros litorâneos e sob influência pré-amazônica (Zona da Mata). Possui remanescentes de vegetação nativa diversificados e bem preservados, apesar do avanço predatório da fronteira agrícola sobre a região, incluída no MATOPIBA. O município possui, atualmente, IDH 0,494, considerado muito baixo, e faz-se necessário desenvolvimento de atividades econômicas que aliem crescimento econômico e desenvolvimento sustentável. Objetivo: Com o objetivo de avaliar o potencial ecoturístico da região, fez-se visitas em campo na região da Coroa de São Remígio, observação de imagens de satélite e levantamento bibliográfico. Material e Métodos: A região encontra-se próxima de roteiros estabelecidas de ecoturismo, como a Rota das Emoções, que interliga o PARNA dos Lençóis Maranhenses, a APA do Delta do Parnaíba e o PARNA de Jericoacoara. Resultados: Dentre as potenciais atividades identificadas, sobressaem-se balneabilidade do Rio Parnaíba e observação da flora e fauna, notadamente observação de aves, ou birdwatching. O ecoturismo pode levar desenvolvimento econômico e sustentável à região e ainda somar-se a atividades de turismo rural e gastronômico, hotelaria, remuneração de guias locais e estabelecimento de roteiros em colaboração com propriedades rurais do município e entorno. A prática de observação ornitológica já é realizada com sucesso em passeios pelo Delta do Parnaíba, como a famosa revoada dos Guarás, que atrai turistas nacionais e internacionais a uma APA com mais de 100 espécies de aves registradas. Além do benefício econômico no curto prazo, a atividade ajudaria a preservar a mata nativa e manter na região corredores ecológicos relevantes entre Unidades de Conservação do norte piauiense, incluindo a APA da Serra da Ibiapaba, a RPPN Fazenda Centro e a APP do rios Parnaíba e Longá. Conclusão: O município possui acesso por rodovias asfaltadas e sinalizadas, além da proximidade com município litorâneo de Parnaíba, que conta com aeroporto internacional. O incentivo à observação de aves exigiria poucos investimentos em infraestrutura e, portanto, poderia ser iniciada em pouco tempo, aliando proteção ambiental e desenvolvimento econômico sustentável.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.