IMPACTO AMBIENTAL NO ENTORNO DO MORRO IRIRIÚ: UM ESTUDO DO USO DE GRAMPEAMENTO DE SOLO COM TELAS METÁLICAS DE ALTA RESISTÊNCIA PARA ESTABILIZAÇÃO DE ENCOSTAS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2354Palavras-chave:
DESLIZAMENTOS DE SOLO, ENCOSTAS INSTÁVEIS, GRAMPEAMENTO DE SOLOResumo
Introdução: Este trabalho apresenta a importância da construção civil trabalhar juntamente ao meio ambiente afim reduzir os impactos e também possibilitar segurança à população. Objetivo: O objetivo foi mostrar a instabilidade do solo e fragilidade no entorno do morro Iririú na cidade de Joinville- SC. Material e Métodos: O trabalho apresentado tem como base em variadas pesquisas com foco na revisão bibliográfica de conceitos relacionados as contenções de encostas, conceitos de grampeamento de solo, tipos das possíveis rupturas e analise do solo. Resultados: Com o desenvolvimento acelerado dos municípios em relação à construção civil, um fator predominante é a expansão territorial que muitas vezes acaba sendo feita ocupando locais que apresentam indícios de instabilidades dos solos como em encostas, constituídas pela declividade apresentada em solos nos flancos de morros, colinas e serras. A ocupação de centros urbanos nestas áreas deve ser tratada de forma cuidadosa sendo necessária a contenção e estabilização de maciços, como forma de garantir a segurança da população que ali residem. No campo de atuação da engenharia civil, um dos maiores desafios é a realização de obras econômicas, resistentes e seguras, sendo aspectos cobrados para qualquer profissional que atue na área. Após análises sobre composição da estrutura de solo, existentes no morro do Iririú, foram estudados diferentes tipos de contenções. Onde foi escolha as telas metálicas de alta resistência, e posteriormente a análises de sua aplicação foi constatado que esta opção se apresenta como uma das melhores atualmente no mercado. Conclusão: O estudo apresenta vantagens significativas fazendo com que esta técnica seja uma das melhores no mercado da construção. As peças apresentam geometrias variadas, pois além de ter fácil aplicação, proporcionam características que torna uma ótima opção, com peças leves e mais econômicas, assim, sendo uma estrutura de fácil manutenção devido a fácil reposição em locais que apresentam algum tipo de defeitos. Após os estudos sobre as condições do morro foi evidenciada a necessidade de utilização de um estabilizador capaz de promover segurança à população.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.