REDUÇÃO DA GERAÇÃO DE RESÍDUOS COM O USO DO GESSO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2355Palavras-chave:
CONSTRUÇÃO CIVIL, GESSO, RESÍDUOSResumo
Introdução: O presente trabalho apresenta um estudo acerca da sustentabilidade e algumas vantagens e desvantagens do uso do gesso na área da construção civil. Esta indústria, é um dos veículos super importantes para o desenvolvimento social e a economia de um país, porém, devido ao grande crescimento e desenvolvimento nacional, ocasiona diretamente no consumo de recursos naturais e energéticos, também aumentando a geração de resíduos e principalmente os impactos ambientais. Mediante à evolução da tecnologia, tornou-se possível cada vez mais a indústria da construção civil buscar diversificados métodos para se construir de forma mais eficientes afim de suprir as necessidades do crescimento populacional e evolução do mercado. Objetivo: O trabalho tem por objetivo evidenciar o quão o gesso pode ajudar o meio ambiente e a construção civil. Material e Métodos: O trabalho apresentado atua sobre pesquisas voltados a revisão bibliográfica de referentes conceitos sobre a utilização do gesso na indústria da construção civil. Resultado: O mercado da construção civil é um dos ramos que possui maior admiração no contexto econômico e para a evolução social de um país, no entanto este forte impacto como meio do desenvolvimento nacional também gera uma crescente demanda de uso dos recursos naturais e energéticos, e ainda o crescimento na geração de resíduos e dos impactos ambientais. Os sistemas construtivos comuns que são utilizados pela indústria da construção civil, são diferenciados pelo alto uso de matéria prima, recursos energéticos não renováveis e pela alta geração de resíduos sólidos. Os gessos podem ser divididos em duas categorias: alfa e beta. Isso irá variar se o processo de calcinação é seco ou úmido. O gesso tem sua particularidade de possuir uma vasta utilização em paredes internas, forros, ornamentos, entre outros além de seu baixo custo comparado aos outros sistemas comuns. Conclusão: O estudo sobre a aplicação de gesso teve grande importância, devido aos grandes benefícios que este produto possui no mercado da construção, para melhorar o desenvolvimento de projetos, acelerando obras, reduzindo prazos, a geração de resíduos e também diminuir impactos ambientais. Sendo assim, é notório que se torna uma excelente opção para as obras, principalmente pela construção andar ao lado do meio ambiente.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.