LEVANTAMENTO FAUNÍSTICO E FLORÍSTICO NO DOMÍNIO MATA ATLÂNTICA, OCORRENTES NO LITORAL NORTE, BAHIA (BRASIL)
Resumo
Introdução: Este estudo reveste-se de importância devido à falta de informações sobre a ocorrência de animais e espécies florestais nativas no Estado da Bahia. O litoral Norte agrega remanescentes conservados de fragmentos de Mata Atlântica, um hot spots brasileiro, porém ainda é escasso o conhecimento sobre a fauna e flora na região. Objetivo: Elaborar e a consolidar uma lista de espécies de animais e plantas nativas, buscando a caracterização faunística e florística da vegetação remanescente; contribuir para o conhecimento da diversidade da fauna e flora de Alagoinhas, Bahia; dentre outras; colaborar na formação de novos pesquisadores, através de estágios oferecidos para o treinamento de estudantes e técnicos. Material e métodos: A execução do trabalho se dá pelas etapas respectivamente: (Fauna) - Análise do ambiente; Método de observação das espécies; Armadilhas e Coletas Ativas; (Flora) – Reconhecimento do ambiente; Georreferenciamento, Coletas botânicas e Descrição; Identificação e Armazenamento. Resultados: As excursões em campo iniciaram em 2018, sendo catalogados 153 animais nos diferentes grupos: peixes (3), anfíbios (20), répteis (37), aves (74) e mamíferos (19). Para a flora as espécies mais representativas pertencem ao grupo das famílias: Myrtaceae (31), Melastomataceae (10), Astearceae (25), Sapindaceae (8), Malvaceae (5), Bromeliaceae (4), Apocynaceae (4), Orchidaceae (3), Rubiaceae (23), e Fabaceae (8), totalizando 121 espécies botânicas. Os dados descrevem a valiosa biodiversidade existente na cidade de Alagoinhas, Bahia. Portanto, esta pesquisa é pioneira na região, e este levantamento subsidiará outros estudos como marcação e seleção de árvores matrizes para coleta de sementes, bem como o uso destas para arborização e recuperação de áreas degradadas. Conclusão: As informações que constam deste trabalho, está no esforço que surgiu de um grupo de estudo “Eco ZooBot”, composto por especialistas e estudantes de graduação, contribuindo para um banco de dados sobre a biologia das espécies de plantas e animais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.