O CONTROLE DE DOENÇAS COM O DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2062Palavras-chave:
CULTURA, FITOPATOLÓGICA, PATÓGENOS, PRODUTIVIDADE, RESISTÊNCIAResumo
Introdução: Conforme o desenvolvimento no setor agrícola, os sistemas de produção adotaram uma produção sustentável, devido aos problemas que estavam ocorrendo no setor ambiental, passando a seguir as diretrizes do desenvolvimento rural sustentável em todo o seu processo de produção, e dentro dos processos de produção, no controle de doenças. Objetivo: O objetivo deste trabalho é realizar uma breve revisão de literatura sobre o controle de doenças com o desenvolvimento rural sustentável, caracterizando-os e demonstrando sua importância na área fitopatológica. Metodologia: O presente estudo foi realizado com base na revisão de literatura e pesquisas relevantes sobre o controle de doenças com o desenvolvimento rural sustentável, demonstrando sua importância na área fitopatológica. Resultados: As diretrizes do desenvolvimento rural sustentável, trata-se de um processo de produção envolvendo os setores sociais, econômicos e ambientais, com foco no desenvolvimento econômico, mudança social na comunidade rural e a sustentabilidade do meio ambiente. O desenvolvimento rural sustentável tem como característica a capacidade que o agroecossistema tem para manter seu rendimento no decorrer do tempo, mantendo a capacidade produtiva do agroecossistema, a preservação da diversidade de fauna e flora e a capacidade do agroecossistema de se autossustentar. Seguindo um desenvolvimento rural sustentável, o controle doenças deve ser realizado de modo adequado e sustentável, e seu controle é importante devido ao aumento de sua presença nas culturas, devido aos solos, variedades com maior produção e menos resistentes, doenças importadas e aos patógenos resistentes aos agroquímicos. Além disso, doenças podem causar perdas significativas no rendimento de várias culturas, e até mesmo ocasionar a perda total da cultura, tornando-se necessário o conhecimento da doença, e principalmente os meios de controle, para obter um manejo adequado das doenças. Conclusão: O controle de doenças na agricultura segue as diretrizes do desenvolvimento rural sustentável, e devido aos problemas ocasionados pelo uso inadequado dos métodos de controle de doenças, deve-se realizar o melhor manejo, notando-se a importância do controle dessas doenças na área fitopatológica para o aumento da produtividade das culturas agrícolas.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.