IMPACTOS AMBIENTAIS NAS CATARATAS DO SALTO SAUDADES DERIVADO DE EMPREENDIMENTO TURISTICO
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2031Palavras-chave:
CHECKLIST, MEIO AMBIENTE, TURISMO, USO SUSTENTÁVELResumo
Introdução: Desde o início da colonização no Brasil até os tempos atuais, o bioma Mata Atlântica vem sofrendo com um processo intenso de degradação ambiental, resultado da abertura de pastagens, plantios agroflorestais e exploração seletiva de madeira. A Mata Atlântica também ocupa uma posição de destaque como uma das mais ameaçadas, o bioma abrange cerca de 17 estados brasileiros, sendo que atualmente restam apenas 12,4% da floresta originaria sendo que 80% estão em áreas privadas. Sabe-se que todos os tipos de empreendimentos geram impactos, que podem ser positivos ou negativos, dessa maneira torna-se imprescindível contar com um bom planejamento, investir em práticas e tecnologias a fim de minimizar os impactos negativos e utilizar indicadores de desempenho. Objetivo: Identificar e avaliar qualitativamente os principais impactos ambientais na área de implantação do complexo turístico nas cataratas do Salto Saudades. Material e métodos: O estudo foi realizado na implantação do complexo turístico nas cataratas do Salto Saudades, município de Quilombo-SC. A metodologia foi realizada em duas etapas, primeiramente utilizou-se o método Checklist com levantamento dos principais impactos no meio físico, biótico e antrópico por meio de visita in loco e registros fotográficos, a metodologia em questão é de fácil uso e usada em estudos preliminares. Na segunda etapa fez-se uso da Matriz de Leopold, método este que se baseia na identificação e enumeração dos impactos, partindo de um diagnóstico ambiental. Resultados: Ficaram evidenciados diversos impactos ambientais negativos e positivos na área, tais como supressão vegetal, processos erosivos, compactação e impermeabilização do solo, redução da biodiversidade e capacidade de sustentação da flora, afugentamento da fauna, assoreamento do rio, poluição vegetal, poluição do ar por maquinários, poluição sonora, urbanização da área, melhora na acessibilidade da área e desenvolvimento econômico e turístico da região. Conclusão: Os métodos Checklist e Matriz de Leopold foram essenciais para a execução do trabalho, proporcionando a visualização de diversos impactos acarretados pela implementação do empreendimento no local. Vários dos impactos listados podem ser compensados ou mitigados por meio de elaboração e execução de programa de recuperação de áreas degradadas, programas de educação ambiental e programas de fauna e bioindicadores.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.