APLICAÇÃO PRÁTICA DO CONHECIMENTO TEÓRICO NO VIVEIRO DIDÁTICO VILA DA FOLHA DA UFRA/BELÉM
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1804Palavras-chave:
EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE, SEMENTES FLORESTAISResumo
Introdução: A restauração florestal, envolve a recomposição gradual da floresta, resgatando sua biodiversidade, função ecológica e sustentabilidade ao longo do tempo. Um método utilizado para restaurar é o plantio de mudas florestais. Para isso, são necessários locais que viabilizem a produção de mudas conhecidos como viveiros florestais que possibilitam o desenvolvimento do conhecimento teórico aplicado que auxilia no desenvolvimento de profissionais capacitados para atuarem nas demandas da região amazônica. Objetivo: O objetivo do trabalho é relatar a experiência dos discentes do Grupo PET Florestal/UFRA durante a execução de suas atividades no viveiro didático Vila da Folha e no processo de construção, aplicação e difusão do conhecimento da ciência florestal na prática. Material e métodos: A unidade didática de produção de mudas localiza-se no município de Belém, PA, no âmbito da Universidade Federal Rural da Amazônia, nas coordenadas de partida latitude 01°26' 00'' S e longitude 48° 26' 00'' W. As atividades no viveiro incluem: a) Identificar, selecionar e sinalizar árvores matrizes; b) Recebimento e preparo dos lotes de sementes, c) Preparo de recipientes e adubação de acordo com a necessidade de cada espécie de trabalho; d) Manejo de da produção mudas e expedição. Resultados: O aprimoramento sobre a perspectiva técnico/científica da construção e funcionamento de um viveiro florestal, desde a escolha de matrizes, beneficiamento de sementes, preparo de substratos específicos e de aspectos silviculturais da produção de mudas. Os discentes envolvidos com as etapas das produções de mudas puderam colocar em prática os conhecimentos teóricos da sala de aula, deste modo, adquirindo uma experiência nas questões básicas relacionadas à viveiros florestais de nativas e meio ambiente, como prática silvicultura do contexto florestal. Conclusão: Por todos esses aspectos, é possível afirmar que a atuação de discentes nos processos de implantação e produção de mudas, agrega conhecimento teórico e prático, melhora a formação técnica transformando-os em agentes difusores do conhecimento da ciência florestal, meio ambiente e aproximando-os da difusão do conhecimento através de informações científicas para a sociedade.
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