O MEIO AMBIENTE SOB A ÓTICA DE DISCENTES DO IFBA - CAMPUS SEABRA: UMA PROPOSTA DIAGNÓSTICA DE PERCEPÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1797Resumo
Introdução: A visão integradora do meio ambiente permite estabelecer diversos aspectos relevantes de discussão, entre os quais destaca-se o ser humano enquanto parte do meio ambiente, e que qualquer intervenção em uma dessas esferas, podem gerar efeitos positivos ou negativos para o mesmo. Diante da definição de meio ambiente com perspectiva integradora, é importante destacar o papel importante da compreensão dessa definição, considerando que o pertencimento do ser humano ao meio ambiente pode direcionar posturas alinhadas com ações de uso e exploração racional de recursos naturais, bem como ações cidadãs participativas no contexto político ambiental. Nesse sentido, o contexto caótico de problemáticas ambientais requer políticas que auxiliem a mudança da realidade, através da incorporação de uma percepção ambiental por parte da sociedade. Objetivo: Propor instrumento de diagnóstico da compreensão sobre o conceito e importância do meio ambiente, dos discentes do Instituto Federal da Bahia - Campus Seabra, para subsidiar ações educativas no contexto ambiental. Material e métodos: Para atingir o objetivo proposto, será estruturado questionário com proposições, conforme três eixos norteadores de diagnóstico de percepção ambiental: i) Identificação da compreensão integradora dos meios físico, biótico e social do meio ambiente; ii) Caracterização do nível de conhecimento ambiental da realidade local do discente e iii) Capacidade de contextualização das perspectivas ambientais no cenário socioeconômico. Resultados: O questionário foi elaborado com quatros proposições quantitativas: 1) O que você compreende por meio ambiente; 2) Você já estudou sobre o conceito de meio ambiente; 3) Você acredita que o meio ambiente interfere no desenvolvimento social e econômico do país; 4) O artigo 225 da constituição federal, se aplica na sua região. Além disso, foram pautadas duas proposições qualitativas: 1) Você sabe quais órgãos do governo que estão relacionados ao meio ambiente; 2) Você consegue identificar os problemas ambientais na cidade? Conclusão: O questionário elaborado tem potencial de promover a construção de material científico que direcione ações de educação ambiental formal.
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