VIVEIRO DIDÁTICO VILA DA FOLHA: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA DE ENSINO E PRÁTICA FLORESTAL

Autores

  • Elvis Rabelo da Silva
  • Wenderson Holanda De Oliveira
  • Clenilson Veiga Da Costa
  • Gracialda Costa Ferreira
  • Paulo Cesar Flores Junior

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/1801

Palavras-chave:

PRODUÇÃO DE MUDAS, SEMENTES, VIVEIROS FLORESTAIS

Resumo

Introdução: A implantação de viveiros que foquem na produção de mudas de espécies nativas de todos os estágios de sucessão ecológica e que primem pela qualidade é um norteador do processo produtivo. Considerando que os viveiros florestais podem representar importantes alternativas de geração de emprego e renda nas comunidades rurais e a elevada demanda por profissionais capacitados para contribuir com a sustentabilidade econômica, social e ambiental. Objetivo: Mostrar que através da produção de mudas florestais nativas aliadas a fixação de aprendizagem e trabalho prático, contribui para a formação de estudantes da Engenharia Florestal, ou seja, recursos humanos capacitados a trabalharem os aspectos técnicos, operacionais e de gestão nos viveiros florestais. Material e Métodos: O viveiro didático Vila da Folha localiza-se no município de Belém, PA, dentro dos limites da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e faz parte do Programa de Educação Tutorial em Eng. Florestal. Nesta unidade didática, os discentes são responsáveis pela coleta de sementes, recebimento dos lotes de sementes, preparo de substratos, semeadura e manejo da produção de mudas nativas. Resultados: A atividade iniciou-se com um curso sobre preparo de substrato oferecido pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (IDEFLOR-Bio). Sementes foram obtidas por meio de coletas realizadas no Bosque Rodrigues Alves e nas dependências da UFRA. No viveiro foram produzidas um total de 3.896 mudas. As mudas produzidas foram das espécies: ipê amarelo rugoso (278 mudas), ipê amarelo cerrado (171 mudas), ipê branco (702 mudas), ipê rosa (1.260 mudas), açaí (1.182 mudas), pau-preto (250 mudas) e andiroba (53 mudas). Conclusão: Por meio da prática de produção de mudas florestais nativas os discentes do curso de Engenharia Florestal estão sendo capacitados a trabalharem os aspectos técnicos, operacionais e de gestão nos viveiros. Assim, a atividade prática de viveiro florestal auxilia na capacitação e formação de recursos humanos para atuação neste tipo empreendimento.

Publicado

2021-08-28

Como Citar

Silva, E. R. da, Oliveira, W. H. D., Costa, C. V. D. ., Ferreira, G. C. ., & Junior, P. C. F. (2021). VIVEIRO DIDÁTICO VILA DA FOLHA: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA DE ENSINO E PRÁTICA FLORESTAL. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(3), 117. https://doi.org/10.51189/rema/1801

Edição

Seção

I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental

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