A VISÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA SOBRE O RIO POTI EM TERESINA – PIAUÍ
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1740Palavras-chave:
CONHECIMENTO, EDUCAÇÃO, DEGRADAÇÃO, UNIVERSIDADEResumo
Introdução: a crescente deterioração do Rio Poti na cidade de Teresina está diretamente relacionada ao aumento populacional e também com a falta de cuidado com os resíduos que são jogados diretamente no local. É cada vez mais notório observar o descaso que grande parte da sociedade tem com a natureza, principalmente nos grandes centros urbanos, onde o descarte de lixo é feito de maneira majoritariamente irregular. Os impactos causados por esses fatores crescem de forma desordenada, afetando o ambiente como um todo. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi diagnosticar a percepção dos alunos do Curso de Ciências da Natureza, do Campus Ministro Petrônio Portela, da Universidade Federal do Piauí com relação a degradação ambiental do Rio Poti na zona urbana da capital teresinense. A pesquisa foi realizada de março a julho de 2021.Materiais e métodos: Para a realização da pesquisa foi necessário a criação de um formulário contendo 13 questões abertas e fechadas elaboradas e aplicadas utilizando a plataforma google forms, à 31 alunos regularmente matriculado no curso de ciências da natureza. Resultados: Os resultados evidenciaram que o rio Poti está em processo de degradação por causa principalmente da poluição, lixo, dejetos, entre outros fatores, causando à população prejuízos a saúde, economia, além de causar poluição visual à cidade, evidenciou-se também a falta de cuidado da sociedade e do poder público com o rio, fatores que contribuem diretamente para o agravamento do problema, mas o rio também oferece inúmeras utilidades à população, desde o uso de suas águas ao comércio, lazer e turismo. Foi possível diagnosticar que a maioria dos processos de degradação estão diretamente associado as ações antrópicas, ocorridos por falta de infraestrutura e conhecimento adequado aos cidadãos. O tema é relevante e deve ser aprofundado aos universitários. Conclusão: Chegou-se a constatação que faz-se necessário pesquisas e uma maior divulgação científica sobre a degradação do rio a fim de minimizar os impactos ambientais futuros, através do conhecimento sobre as águas sensibilizar pessoas a contribuírem com a conservação.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.