A TEMÁTICA ÁGUA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE TERESINA – PIAUÍ
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1733Palavras-chave:
ÁGUA, EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE, TERESINAResumo
Introdução: A temática água no contexto educacional deve estar incorporada de forma prática e transformadora no ensino de ciências, com implementações de metodologias participativas em educação ambiental. O objetivo desse trabalho foi compreender como é abordagem da temática Água e Meio Ambiente no contexto escolar no município de Teresina – Piauí, além de verificar quais são as estratégias metodológicas utilizadas pelos professores de ciências sobre os recursos hídricos. A metodologia foi pautada na pesquisa qualitativa e bibliográfica, como instrumento de coleta de dados foi utilizado o questionário contendo dez questões abertas e fechadas, aplicadas pelo formulário Gloogle forms, à 24 professores de ciências da rede pública de ensino em Teresina-PI. Desenvolvido de março a julho de 2021. Resultados: Pode-se perceber que a abordagem está pautada no ensino tradicional, por transmissão de conteúdos e de forma passiva, as estratégias mais utilizadas foram: seminário, concurso de redação, gincanas e palestras. Porém sem contextualização histórica, política, cultural, sem o envolvimento ativo dos estudantes para atuarem como agentes de transformação da sociedade, aprendizagem meramente memorística e descontextualizada. Conclusão: Faz se necessário um ensino por meio de aprendizagem significativa, levando em conta os problemas e contextos locais para resolução de problemas mais pedagogicamente eficientes. Há necessidade de práticas interdisciplinares e voltadas aos pressupostos da educação ambiental para mudanças de comportamentos e atitudes perante essa temática tão relevante que afeta diretamente nossa qualidade de vida.
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