INCÊNDIOS FLORESTAIS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PROL DA PREVENÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1696Palavras-chave:
PRESERVAÇÃO, PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS, SUSTENTABILIDADEResumo
Introdução: Nos últimos anos, o aumento de incêndios florestais tem trazido grande preocupação em várias regiões pelo mundo, devido às consequências ao meio ambiente, financeiras e à saúde. São necessárias estratégias diversas para disseminar a prevenção e preservação ambiental, e contar com o prestígio de instituições como o Corpo de Bombeiros pode tornar essa tarefa mais eficaz, especialmente em locais mais impactados. Objetivos: Investigar o perfil histórico de atendimentos a incêndios e identificar bairros situados em áreas sensíveis, para promoção de ações educativas ambientais nas escolas por bombeiros militares. Material e métodos: A área de estudo corresponde aos municípios de Linhares, Rio Bananal e Sooretama, no estado do Espírito Santo, Sudeste do Brasil, com área de 4.725 km², jurisdição da 1ª Companhia do 2° Batalhão de Bombeiros, local de importantes remanescentes florestais como a Reserva Biológica de Sooretama e a Floresta de Goytacazes. Foram utilizados registros de atendimentos a ocorrências entre os anos 2015 e 2019. Analisando os dados, foi possível identificar os bairros mais vulneráveis, para promoção de ações educacionais ambientais. Por meio do software QGIS, foram elaborados mapas temáticos e de calor hot spot, para análise geográfica de ações. Resultados: Em Linhares, a Zona Rural (22%) e bairros Canivete (8,4%) e Bebedouro (6,8%), foram destaque em concentração de incêndios. Já em Rio Bananal, destacaram-se a Zona Rural (53,8%), Córrego São Bento (5,7%) e São Jorge do Tiradentes (5,7%), mais afetados; por fim, em Sooretama, a Zona Rural (38,2%), REBIO Sooretama (14%) e Juncado (10,7%), também tiveram maior número de casos. Tais áreas são anualmente castigadas por incêndios, e a participação de bombeiros nas escolas, utilizando-se de seu poder de inserção e aceitação na sociedade, infere-se que o aprendizado será potencializado. Pretende-se ofertar ações educativas ambientais diversas, de forma a conscientizar o público-alvo. Trata-se de uma das inúmeras estratégias de um conjunto de ações mais amplo, envolvendo diversas agências, em busca de um mesmo propósito, garantir a proteção da riqueza ambiental nacional. Conclusão: Deste modo, ações educacionais preventivas serão fortes aliadas para a promoção da cultura de preservação ambiental, principalmente numa excelente etapa da vida educacional dos indivíduos.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.