EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O USO DE PLANTAS MEDICINAIS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1692Resumo
Introdução: A educação ambiental visa a sensibilização dos seres humanos para a preservação e restauração do meio ambiente e a melhoria das condições de vida atuais e futuras. O ambiente escolar pode consistir num meio para a manutenção e disseminação de conhecimentos tradicionais relativos ao uso de plantas medicinais. Objetivos: Analisar técnicas de educação ambiental relacionadas ao uso de plantas medicinais que possibilitem um maior envolvimento e aquisição de conhecimentos pelos alunos. Material e métodos: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica através de consultas nas bases de dados Scielo, PubMed, Lilacs e Google Acadêmico com as palavras-chave: “Educação Ambiental” e “Plantas Medicinais”. Foram encontrados 26 artigos e teses de corte empírico e teórico, e selecionados 16 artigos por fazer alusão direta ao tema de Educação Ambiental. O critério de exclusão foi a não abordagem de uma perspectiva de análise desde a educação formal ou informal e a publicação nos últimos cinco anos. Resultados: A pesquisa aponta que o conhecimento dos recursos vegetais sofre a influência de fatores como: variáveis socioeconômicas e nível de contato com recursos terapêuticos tradicionais. Conhecimentos adquiridos através da prática e observação e transmitidos através de gerações podem constituir uma rica fonte de informação para o tratamento das mais diversas enfermidades. Alguns autores indicam que para a preservação destes saberes é muito importante que haja, no ensino das ciências, um espaço aberto ao diálogo e a realização de atividades que potencializem o interesse dos discentes. Entre as estratégias pedagógicas propostas se destacam: a aprendizagem significativa, que permite uma melhor associação das experiências com os conteúdos assimilados, e a interdisciplinaridade, que visa a ligação entre diversas áreas do conhecimento e o estabelecimento de termos transversais, como o meio ambiente. Conclusão: Visando a preservação da saúde coletiva, os autores ponderam a disseminação dos conhecimentos tradicionais vinculados ao uso de plantas medicinais ao ambiente educativo formal e informal. Como boa parte deste conhecimento é transmitido verbalmente, sugere-se uma constante ênfase em sua disseminação para a preservação ecológica, e o estímulo do contato com o meio ambiente de forma cuidadora, com esforços para que os ensinamentos tradicionais possam ser ouvidos e dialogados.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.