O SISTEMA DE PLANTIO DIRETO COMO FATOR DO AUMENTO DA PRODUTIVIDADE DAS CULTURAS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1619Palavras-chave:
CONSERVAÇÃO, CULTURA, QUALIDADE, PRODUÇÃOResumo
Introdução: A região sul até meados do século XX sofria com a erosão hídrica, pelo manejo convencional do solo, e o revolvimento intenso, além da incorporação e queima de resíduos vegetais que deixavam o solo exposto as chuvas, favorecendo o processo erosivo do solo, proporcionando grandes perdas de solo, insumos agrícola, água e sementes, prejudicando o solo, e afetando a produção, e para diminuir os problemas utilizou-se do sistema de plantio direto. Objetivos: O objetivo deste trabalho é realizar uma breve revisão de literatura sobre o sistema de plantio direto como fator do aumento da produtividade das culturas, caracterizando e demonstrando sua importância no sistema de produção agrícola. Material e métodos: O presente estudo foi realizado com base na revisão de literatura e pesquisas relevantes sobre sistema de plantio direto como fator do aumento da produtividade das culturas, demonstrando a importância do seu uso na agricultura para possibilitar o aumento da produtividade das culturas. Resultados: O sistema de plantio direto tem como princípio o cultivo sem o revolvimento do solo, possibilitando a conservação do solo e produção de alimentos, evitando a perda de áreas agrícolas, e o risco de desertificação de imensas áreas produtivas que causaria prejuízos imensuráveis, afetando toda cadeia de produção agrícola. A utilização do sistema de plantio direto trouxe benefícios quanto os recursos naturais do setor agrícola por proporcionar maior agregação de nutrientes ao solo, devido ao controle da erosão, maior disponibilidade de água e nutrientes às plantas, melhorando os atributos químicos, físico e biológico do solo. Dessa forma, percebe-se a importância do sistema de plantio direto, pois atua diretamente nas condições de solo e de nutrientes, que afetará o crescimento e desenvolvimento da planta, possibilitando o aumento da produtividade das culturas. Conclusão: O sistema de plantio direto é uma prática muito importante para o manejo das culturas, sendo essencial para diversos setores de manejo e produção, e por proporcionar maior qualidade ao solo e seus atributos, além de outros aspectos, seu uso possibilita o aumento da produtividade das culturas.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.