ABSORÇÃO DE NITROGÊNIO PELAS PLANTAS DE MILHO
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1605Palavras-chave:
ADUBAÇÃO, ABSORVER, NITROGENADA, PRODUTIVIDADEResumo
Introdução: O Brasil destaca-se na cultura do milho como o terceiro maior produtor, com altas produções desse grão, e para alcançar essas produções uma das formas utilizadas é a adubação nitrogenada, que é um nutriente que é muito absorvido pela planta de milho. Objetivos: O objetivo deste trabalho é realizar uma breve revisão de literatura sobre absorção de nitrogênio pelas plantas de milho, descrevendo a quantidade e como ocorre a absorção do nitrogênio pela cultura do milho. Material e métodos: O presente estudo foi realizado com base na revisão de literatura sobre absorção de nitrogênio pelas plantas de milho, para destacar a quantidade e as formas absorvidas do nutriente pela planta de milho. Resultados: No desenvolvimento do milho, há a necessidade de grandes quantidades de nitrogênio, necessita-se de aproximadamente 22 kg de N por tonelada de grão produzido e exportado, e dessa parte cerca de dois terços do N absorvido vai para os grãos, demonstrando a quantidade de nitrogênio absorvido pela cultura. A absorção de nitrogênio pela planta ocorre na forma de amônio (NH3 +) ou de nitrato (NO3 ‒), porém, estas formas representam menos de 2% do nitrogênio total no solo, e a maior parte do nitrogênio absorvido pela planta deriva-se da mineralização do nitrogênio orgânico ou da aplicação de nitrogênio na forma mineral. Em solos de regiões tropicais ou subtropicais, a maior parte de nitrogênio mineral aplicado é perdido, devido as perdas no sistema de produção, e para melhorar a absorção de nitrogênio, é recomendado um bom manejo da adubação nitrogenada no milho, reduzindo para 50% a perda desse nutriente aplicado via fertilizante, e o restante é perdido geralmente por erosão, lixiviação e volatilização. Aproximadamente 80% do total de nitrogênio absorvido é utilizado nos primeiros 60 dias do ciclo, dessa forma, nota-se a quantidade e as formas de nitrogênio absorvido e como sua absorção pela planta é importante para a cultura do milho. Conclusão: A absorção de nitrogênio na cultura do milho é importante, sendo necessário a sua aplicação nas quantidades e na formas corretas para a planta poder absorver e se desenvolver.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.