EFEITO DA APLICAÇÃO DE BORO NA PRODUTIVIDADE DO GIRASSOL
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1595Palavras-chave:
DEFICIÊNCIA NUTRICIONAL, MICRONUTRIENTE, PRODUÇÃOResumo
Introdução: O boro possui grande relevância na cultura do girassol, pois é o micronutriente que mais limita o desenvolvimento desta cultura. Logo, para que a cultura possa expressar todo o seu potencial produtivo, o suprimento de água e nutrientes deve ser adequado desde o início do seu desenvolvimento, principalmente a partir da emissão do botão floral, quando inicia o período de maior crescimento, acompanhado do aumento no consumo de água e da demanda nutricional. Objetivos: O trabalho teve como objetivo fazer uma revisão bibliográfica sobre, a aplicação de boro na cultura do Girassol. Material e métodos: O estudo foi desenvolvido com base na revisão de literatura e pesquisas relevantes sobre a adubação com boro. Resultados: A disponibilidade dos nutrientes abaixo dos mínimos prejudica diretamente a produção, pois suas necessidades nutricionais serão supridas adequadamente, resultando na deficiência nutricional. O girassol é sensível a níveis baixos de boro no solo. Em solos pobres em boro, recomenda-se a aplicação de 1,0 a 2,0 kg ha-1 do elemento mediante a adubação de base ou de cobertura. A cultura é muito responsiva à aplicação de boro, podendo atingir produtividades mais elevadas a partir da aplicação de doses superiores a 1,0 kg ha-1 de boro. A dose de 4,0 kg ha-1 de boro obteve resultados maximizados relacionados a produtividade e o potencial de produção de óleo. Em condições de deficiência, pode causar diversos distúrbios fisiológicos como, por exemplo, a inibição a elongação das raízes devido a problemas na divisão celular e elongação das células, tornando-as grossas e com as pontas necróticas. Conclusão: Contudo, há uma grande carência de estudos que abordem os efeitos do uso de boro, de forma a otimizar o desenvolvimento e o desempenho agronômico da cultura.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.