VIABILIDADE DO CULTIVO DE COGUMELO COMESTÍVEL COM ELEVADA PROPRIEDADE BIOATIVA EM RESÍDUO AMAZÔNICO
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1366Palavras-chave:
CASCA DE CACAU, COGUMELOS COMESTÍVEIS, COMPOSTOS BIOATIVOS, BIOTECNOLOGIA AMBIENTALResumo
Introdução: Algumas espécies de cogumelos comestíveis com potencial medicinal, são fontes de vários compostos bioativos que expressam atividade antioxidante, agentes antimicrobianos, agentes antitumorais, agentes anti-inflamatórios, entre outros. A relação do tipo de substrato de cultivo com as propriedades bioativas do cogumelo é de interesse para a economia, diminuindo assim os custos do processo de cultivo e daqueles que buscam por alimentos mais saudáveis. Sendo o estado do Pará, o maior produtor de cacau do Brasil, torna-se interessante estudar a viabilidade do cultivo de “super cogumelos” em casca de cacau. Objetivo: Realizar levantamento bibliográfico quanto aos compostos bioativos produzidos por cogumelos em diferentes tipos de substrato e a viabilidade do cultivo em resíduos do cacau Material e métodos: Realizou-se o levantamento bibliográfico através de plataformas de pesquisa científica, como Periódicos Capes, Science, Springer e google acadêmico. Resultados: Ao total, 37 artigos incluindo os de revisões foram encontrados com a pesquisa "Bioactive compounds, Mushroom, Cocoa Pod Husk" no anos de 2015-2020. Ao todo, 18 publicações são nacionais. Cerca de 13 artigos abordam marjoritariamente sobre os compostos fenólicos presente nos coguemlos. Os compostos fenólicos são os principais antioxidantes encontrados nos fungos. Uma das propriedades importantes dos compostos fenólicos é a capacidade de eliminar radicais livres. Cogumelos do gênero Pleurotus cultivado em resíduos de cupuaçu e tucumã apresentaram alta capacidade antioxidante comparada ao cultivo em capim suplementado com farelo de trigo. Outros 4 artigos apontam o uso da casca de cacau no cultivo de Pleurotus ostreatus, demonstrando-se ser viável e sustentável produzir cogumelos no estado do Pará. Conclusão: A ingestão de cogumelos com elevadas propriedades bioativas produzidos a partir da casca de cacau como substrato de cultivo pode enriquecer a dieta da população rural.Visto que, nos últimos anos houve um aumento em números de publicações. Outro benefício desse uso é ao meio ambiente, evitando o descarte inadequado e gerando fontes potenciais de contaminação de microrganismos patógenos.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.