VALORIZAÇÃO DA CASCA DO CACAU NA PRODUÇÃO DE COMPOSTOS BIOATIVOS POR TRICHODERMA ASPERELLUM
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1364Palavras-chave:
BIOTECNOLOGIA AMBIENTAL, FERMENTAÇÃO EM ESTADO SÓLIDO, TRICHODERMA, CASCA DE CACAUResumo
Introdução: A Casca do fruto de Cacau (C) (Theobroma cacao L.) representa cerca de 67-75% do fruto. Para cada tonelada de amêndoas secas de cacau, são geradas dez toneladas de casca de cacau (CC) úmidas. Trata-se de um resíduo rico em fibra alimentar, lignina e antioxidantes bioativos, como os polifenóis e até hoje subaproveitado pela indústria. Diferentes micro-organismos são capazes de produzir compostos com ação antimicrobiana. Dentre eles, as espécies do gênero Trichoderma têm se destacado como agentes de biocontrole contra fitopatógenos e pragas, devido às suas potencialidades antagônicas. A Fermentação em Estado Sólido (FES) é um bioprocesso bastante utilizado mundialmente para a produção de compostos de interesse industrial. A FES é capaz de aumentar o teor de compostos biologicamente ativos, agregando valor econômico aos resíduos agroindustriais Objetivo: Analisar por meio de um levantamento bibliográfico a obtenção de extratos altamente bioativos conduzidos por fermentação em estado sólido da casca de cacau por Trichoderma asperellum. Material e métodos: Realizou-se o levantamento bibliográfico através de plataformas de pesquisa científica, como Periódicos Capes, Science, e google acadêmico. Resultados: O advento de inovações biotecnológicas, especialmente nas áreas de enzimas e tecnologias de fermentação, pode fornecer potenciais usos econômicos para as cascas de cacau. A biomassa do cacau apresenta alto teor de celulose, o que indica seu potencial como fonte de carbono para o processo de fermentação. Além disso, é composta por uma grande quantidade de cinzas, o que auxilia na nutrição microbiana, não sendo necessário suplementação com esses compostos durante o processo fermentativo. As espécies de Trichoderma são os agentes de controle biológico mais eficazes em uso, porque produzem uma ampla gama de agentes antibacterianos. Embora esses microrganismos exijam muito pouca nutrição, eles secretam muitos metabólitos nas proximidades. Esses metabólitos podem ser usados na agricultura, indústria e medicina, por isso são de grande importância para os humanos Conclusão: A produção de compostos bioativos através de o uso de biomassa residual agrega valor à mesma e possibilita uma gama de aplicação dos compostos, como na área da saúde(antimicrobianos e antioxidantes) e na agricultura (biofungicidas)
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.