O JOGO DOS RADICAIS LIVRES E ANTIOXIDANTES: UMA ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO DO PIBID NA FEIRA DE PRÁTICA DE ENSINO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA PUC MINAS BETIM
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1302Palavras-chave:
ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO-APRENDIZAGEM, JOGOResumo
Introdução: Ensinar é desenvolver no estudante raciocínio lógico, pensamento independente, criatividade e capacidade de resolver problemas. Nos dias atuais, sabe-se que os jogos se tornam uma maneira eficaz de aprendizagem, visto que trazem consigo, a capacidade de aumentar a motivação para aprender. (BENETÃO, 2008). Objetivo: O jogo dos Radicais livres foi desenvolvido durante a formação inicial de professores no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da PUC Minas em Betim e seu objetivo foi ensinar através do jogo o conceito de “Radicais Livres” para alunos do 3º ano ensino médio das escolas parceiras do PIBID. Material e métodos: Para elaboração do jogo foram necessários materiais simples e de baixo custo, tais como: três recipientes com capacidade de 2 litros cada, três objetos de qualquer natureza que foram inseridos dentro dos recipientes e uma venda para tapar os olhos. Resultados: Os 100 alunos visitantes da feira foram divididos em grupos de 5 pessoas. Para participar deste jogo, cada aluno de olhos vendados foi instruído a colocar uma das mãos no interior dos três recipientes e instigado a adivinhar o que continha dentro de cada um. Vale ressaltar que isso causava certo receio aos participantes, que imaginavam que se assustariam com o conteúdo da caixa. Após, os participantes expuseram o que sentiram, quando foram convidados a colocar a mão em algo que era desconhecido para os mesmos. Posteriormente, os graduandos explicaram o conceito de radicais livres, como são produzidos, quais fatores externos contribuem para aumentar sua formação e o que podemos fazer para prevenir os malefícios causados pelos mesmos. Conclusão: A análise dos resultados mostrou que o jogo gerou no público um estímulo para a aprendizagem e que foi capaz de transmitir informações que eram, até então, desconhecidas pelos participantes. Portanto, tendo em vista a dificuldade de ensinar alguns conteúdos relacionados a disciplina de Biologia/Química, e da importância de buscar estratégias didáticas que envolvam o conteúdo de radicais livres, jogos como estes demonstraram ser uma alternativa viável de acordo com o baixo custo; proporcionando dessa forma uma metodologia alternativa para o ensino, para se atingir maior compreensão do conteúdo estudado.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.