A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ALGUMAS TEMÁTICAS RELEVANTES DA ADOLESCÊNCIA, GÊNERO, SEXUALIDADE E AFETIVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1296Palavras-chave:
AFETIVIDADE, ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, GÊNERO, SEXUALIDADEResumo
Introdução: Sabe-se que em nenhum momento da vida ocorrem mudanças tão súbitas e tão intensas quanto na adolescência. O adolescente vive uma série de perdas (entre elas a perda do corpo de criança), e por isso, eles precisarão adaptar-se ao novo organismo que sofre constantemente várias mudanças. Nesta fase, surgem dúvidas, insegurança e preocupações, mitos, tabus e dificuldades para falar sobre o assunto. (ALLYSSON et al 2002). Objetivo: O objetivo deste projeto foi abrir um espaço de diálogo, para que os adolescentes de 6º à 9º ano construíssem conhecimentos, valores, comportamentos e opiniões relacionadas a gênero e a sexualidade. Material e métodos: Na primeira fase do projeto, foi abordado nas aulas de Ciências o tema: “Gênero, sexualidade e afetividade” para despertar o interesse dos alunos pelo projeto, e para sanar as dúvidas iniciais sobre a execução do mesmo. Na segunda etapa, com a ajuda de todos os professores, 2 dinâmicas sobre sexualidade foram aplicadas. Na terceira etapa, os alunos participaram de uma roda de conversa com uma convidada, aluna em formação do curso de Ciências biológicas, para que se sentissem a vontade para falar, perguntar e compartilhar suas opiniões e vivências sobre temas como: - gravidez na adolescência; - doenças sexualmente transmissíveis; e todo assunto relacionado as questões de gênero, sexualidade e afetividade. Para a roda de conversa, os estudantes foram divididos por ano/série escolar. Resultados: Cerca de 80 estudantes participaram da atividade. Conclusão: Conclui-se que a iniciativa alcançou seu objetivo, uma vez que houve grande envolvimento dos estudantes. Além disso, com a execução do projeto, foi possível informar aos adolescentes a importância de conhecer seu próprio corpo, além de esclarecer dúvidas e desmistificar as questões relacionadas a gênero, sexualidade e afetividade; Ainda, abordar de forma clara e objetiva os problemas advindos da gravidez na adolescência; e de proporcionar reflexões sobre o respeito com o próximo. Portanto, observa-se que uso de projetos se apresenta relevante para o ensino de Ciências, uma vez que estimula e envolve os estudantes nas aulas, de maneira responsável e científica, aumentando o aprendizado dos discentes nas atividades propostas.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.