VOLTA OLÍMPICA CONTRA A DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1299Palavras-chave:
DENGUE, CHIKUNGUNYA, ENSINO DE CIÊNCIAS, ZIKAResumo
Introdução: A expectativa pelo início do período chuvoso no Brasil, sempre traz o alerta para o aumento dos casos de dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Com a chegada das chuvas, a tendência é de que apareçam novos focos de mosquitos, ativando o ciclo deste mosquito que pode transmitir a dengue, zika e também a chikungunya. Objetivo: Em consonância com a disciplinas de ciências, educação física e português objetivou-se com este projeto abrir espaço, para que os adolescentes de 6º à 9º ano construíssem conhecimentos, valores, comportamentos e opiniões relacionadas ao problema recorrente enfrentado em várias regiões do Brasil e que são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti: a dengue, zika e chikungunya. Material e métodos: Na primeira fase do projeto, foi abordado nas aulas de Ciências o tema norteador: “Doenças transmitidas pelo Aedes aegypti: formas de contágio, tratamento, cura e prevenção”. Na segunda fase, foi elaborado com a ajuda da professora de português, um material informativo (confeccionado pelos estudantes) para que fosse distribuído nas ruas no dia da “Volta Olímpica”, idealizada pelo professor de educação física. Resultados: Cerca de 80 estudantes participaram da atividade. Nas ruas, os estudantes distribuíram a cartilha produzida por eles, sobre o mosquito Aedes aegypti; como fazer a sua identificação, bem como as doenças transmitidas por ele e sua devida prevenção; promovendo desta maneira, a conscientização dos participantes sobre a importância da contribuição de cada um da sociedade, no combate ao referido mosquito. Conclusão: Conclui-se que a iniciativa alcançou seu objetivo, uma vez que promoveu a integração das turmas de ensino fundamental II, com a comunidade no entorno da escola. Com esta atividade, foi possível ensinar aos alunos sobre o tema proposto e fazer com que os mesmos praticassem a corrente do bem: que é aprender sobre um conteúdo, e não o guardar para si, mas compartilhá-lo com o próximo. Através da Volta olímpica, os estudantes objetivaram influenciar o público externo que pôde compreender que, a dengue, zika e chikungunya são doenças sérias, e um grande problema de saúde pública em nosso país que, no entanto, pode ser evitado com devida prevenção.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.