CONSTRUÇÃO DA PRIMEIRA INTERAÇÃO DOS BOLSISTAS DO PIBID NA ESCOLA DE ATUAÇÃO CONSELHEIRO AFONSO PENA EM BETIM-MG: UM RELATO DA 1º FASE: O DIAGNÓSTICO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1264Palavras-chave:
DIAGNÓSTICO, ENSINO DE BIOLOGIA, PIBIDResumo
Introdução: A escola é um ambiente de construção de conhecimento e de valores e condicionante decisiva na formação de personalidades. Deste modo, é necessário que se conheça o que se passa neste ambiente rico em diversidade. Objetivo: Portanto, o objetivo deste diagnóstico foi conhecer a realidade da Escola Estadual Conselheiro Afonso Pena para subsidiar as futuras intervenções das práticas pedagógicas dos pibidianos que chegaram recentemente na escola. Material e métodos: Para realizar o diagnóstico foram elaborados questionários e estes foram aplicados aos alunos e funcionários do turno da manhã e da noite. Resultado: Cerca de 800 participantes responderam ao questionário, entre eles: alunos, professores e demais funcionários da escola. Os resultados mostraram que a escola foi fundada pelo decreto n°2724 de 11 de janeiro de 1910, sendo a primeira escola oficial do município. A estrutura física da escola é limitada por um pequeno espaço físico, e isso pode ser justificado por se tratar de uma escola pública centenária. A maioria dos alunos mencionou nunca ter utilizado o laboratório de Ciências e informática, mas expressaram seus interesses em ter aulas nestes ambientes. Percebeu-se que grande parte dos alunos vem de inúmeras cidades, no entanto muitos se dizem desmotivados em aprender, fato este que precisa ser mudado e será o desafio dos pibidianos inseridos agora na realidade da escola. No turno da noite observou-se uma quantidade significativa de alunos repetentes. Conclusão: Foi possível através deste diagnóstico ter um conhecimento sobre a história da escola e ao mesmo tempo da comunidade que faz parte dela. Os resultados foram muito relevantes para a próxima etapa do projeto: a elaboração e execução de atividades interdisciplinares e da área específica de Biologia para motivar os alunos a continuarem estudando, fazendo cumprir desta maneira a função social da escola que é o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas dos indivíduos, capacitando-os a se tornarem cidadãos participativos na sociedade em que vivem. Portanto, percebe-se que após a conclusão deste diagnóstico abriu-se caminho para ressignificar a vida dos estudantes, valorizando seu desenvolvimento, e contribuindo para sua efetiva inclusão no meio escolar, social e profissional.
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