CONSTRUÇÃO DA PRIMEIRA INTERAÇÃO DOS BOLSISTAS DO PIBID NA ESCOLA DE ATUAÇÃO CONSELHEIRO AFONSO PENA EM BETIM-MG: UM RELATO DA 1º FASE: O DIAGNÓSTICO ESCOLAR

Autores

  • Thays Cristina Rodrigues Cangussu De Freitas
  • Tatiana De Souza Borges
  • Marcela Dias Faria Andrade
  • Izabella Scalabrini Saraiva
  • Sara Maria Aparecida Da Silva

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/1264

Palavras-chave:

DIAGNÓSTICO, ENSINO DE BIOLOGIA, PIBID

Resumo

Introdução: A escola é um ambiente de construção de conhecimento e de valores e condicionante decisiva na formação de personalidades. Deste modo, é necessário que se conheça o que se passa neste ambiente rico em diversidade. Objetivo: Portanto, o objetivo deste diagnóstico foi conhecer a realidade da Escola Estadual Conselheiro Afonso Pena para subsidiar as futuras intervenções das práticas pedagógicas dos pibidianos que chegaram recentemente na escola. Material e métodos: Para realizar o diagnóstico foram elaborados questionários e estes foram aplicados aos alunos e funcionários do turno da manhã e da noite. Resultado: Cerca de 800 participantes responderam ao questionário, entre eles: alunos, professores e demais funcionários da escola. Os resultados mostraram que a escola foi fundada pelo decreto n°2724 de 11 de janeiro de 1910, sendo a primeira escola oficial do município. A estrutura física da escola é limitada por um pequeno espaço físico, e isso pode ser justificado por se tratar de uma escola pública centenária. A maioria dos alunos mencionou nunca ter utilizado o laboratório de Ciências e informática, mas expressaram seus interesses em ter aulas nestes ambientes. Percebeu-se que grande parte dos alunos vem de inúmeras cidades, no entanto muitos se dizem desmotivados em aprender, fato este que precisa ser mudado e será o desafio dos pibidianos inseridos agora na realidade da escola. No turno da noite observou-se uma quantidade significativa de alunos repetentes. Conclusão: Foi possível através deste diagnóstico ter um conhecimento sobre a história da escola e ao mesmo tempo da comunidade que faz parte dela. Os resultados foram muito relevantes para a próxima etapa do projeto: a elaboração e execução de atividades interdisciplinares e da área específica de Biologia para motivar os alunos a continuarem estudando, fazendo cumprir desta maneira a função social da escola que é o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas dos indivíduos, capacitando-os a se tornarem cidadãos participativos na sociedade em que vivem. Portanto, percebe-se que após a conclusão deste diagnóstico abriu-se caminho para ressignificar a vida dos estudantes, valorizando seu desenvolvimento, e contribuindo para sua efetiva inclusão no meio escolar, social e profissional.

Publicado

2021-06-28

Como Citar

Freitas, T. C. R. C. D., Borges, T. D. S. ., Andrade, M. D. F. ., Saraiva, I. S. ., & Silva, S. M. A. D. (2021). CONSTRUÇÃO DA PRIMEIRA INTERAÇÃO DOS BOLSISTAS DO PIBID NA ESCOLA DE ATUAÇÃO CONSELHEIRO AFONSO PENA EM BETIM-MG: UM RELATO DA 1º FASE: O DIAGNÓSTICO ESCOLAR. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(2), 36. https://doi.org/10.51189/rema/1264

Edição

Seção

II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line