CURSOS ONLINE COMO FERRAMENTA DE ENSINO COMPLEMENTAR À FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E ÁREAS AFINS

Autores

  • Rogério Carvalho Vasconcelos Filho
  • Andreza Oliveira Abreu
  • Arthur José Cavalcante Gois
  • João Gabriel Leal Martins
  • Vitoria Lima Camelo

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/1247

Palavras-chave:

CAPACITAÇÃO, CURSOS ONLINE, EMPRESAS JUNIORES, GRADUAÇÃO, SERVIÇO

Resumo

Introdução: A Mata Branca Jr. - Soluções Ambientais é uma empresa filiada ao MEJ (Movimento Empresas Juniores), composta por estudantes do curso de ciências biológicas da UFC (Universidade Federal do Ceará). Executando projetos e serviços para o mercado que envolvam os mais diversos aspectos da atuação do biólogo, a instituição busca aprimorar o crescimento profissional de seus membros e incentivar o senso de empreendedorismo na profissão. Dentro de alguns dos produtos ofertados pela empresa estão os Cursos Online, complementos de formação para a graduação de discentes das áreas da saúde e meio ambiente à nível nacional. Objetivo: Possibilitar aos participantes dos cursos acesso a aulas exclusivas e de capacitação nas mais diversas áreas de interesse que permeiam as ciências biológicas, tais como a biossegurança, paleontologia, ornitologia, entomologia, perícia forense, estudos de cetáceos e até em comunicação científica. Materiais e métodos: Para a realização do projeto foi utilizada a plataforma Google Meet, onde diversas aulas foram ministradas de maneira online e síncrona por um grupo seleto de profissionais contratados, atuantes nos temas dos cursos online disponibilizados de 01 de julho à 30 de novembro de 2020. Os materiais produzidos, tais como as ementas, planos de aulas, slides e e-books complementares foram produções colaborativas entre os componentes da empresa e o especialista solicitado. Resultados: ao todo, foram divulgados 12 cursos, dos quais totalizaram-se 495 clientes participantes por todo o Brasil, de perfil acadêmico à profissional. Uma pesquisa de satisfação foi aplicada ao fim do serviço, obtendo uma média de avaliação de nota 9,3. Conclusão: A participação no projeto tornou-se uma atividade de extrema adição e importância aos futuros biólogos discentes de várias IES (Instituição de Ensino Superior), se estendendo ainda para o âmbito de ensino de outras graduações e mercado de trabalho das profissões correlacionadas. Além de se mostrarem satisfeitos pela qualidade do serviço e experiência de ponta com profissionais renomados, os clientes receberam certificados para as suas formações técnicas, de modo que além de atingir 6 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), a empresa cumpriu seu papel de valorizar e fomentar a profissão biólogo.

Publicado

2021-06-28

Como Citar

Vasconcelos Filho, R. C., Abreu, A. O. ., Gois, A. J. C., Martins, J. G. L. ., & Camelo, V. L. (2021). CURSOS ONLINE COMO FERRAMENTA DE ENSINO COMPLEMENTAR À FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E ÁREAS AFINS. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(2), 22. https://doi.org/10.51189/rema/1247

Edição

Seção

II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)