LEVANTAMENTO FLORÍSTICO COMO SUPORTE À PROTEÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE GRADUANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.

Autores

  • Daniel Moreira Matos
  • Arthur José Cavalvante Gois
  • João Gabriel Leal Martins
  • João Victor Brilhante De Albuquerque
  • Vitoria Lima Camelo

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/1227

Palavras-chave:

DOMÍNIOS FITOECOLÓGICOS, EMPRESA JÚNIOR, FLORA CEARENSE, PLANO DE MANEJO, UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Resumo

Introdução: A Mata Branca Jr é uma empresa júnior associada ao Movimento Empresa Júnior (MEJ) e constituída por alunos da graduação do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará (UFC). O objetivo da empresa é elaborar projetos, buscando contribuir para a formação profissional dos integrantes e impactar positivamente o meio ambiente através de seus serviços. Dentre os serviços já realizados pela Mata Branca Jr, destaca-se o Levantamento Florístico em Áreas de Proteção Ambiental (APAs) do Litoral Oeste do Ceará, como o Estuário do Rio Curu, as Dunas do Paracuru, o Estuário do Rio Mundaú e as Dunas da Lagoinha. Objetivos: A atividade teve por objetivo a realização de um levantamento da diversidade fitoecológica das APAs citadas, elencando as espécies de flora e as perturbações existentes dentro do território de cada Unidade de Conservação estudada, servindo como base para a atualização do plano de manejo das UCs elencadas e como ferramenta de capacitação para os membros da Mata Branca Jr. Material e Métodos: Seguindo as recomendações de saúde em virtude da pandemia, a equipe, coordenada pelo Professor Dr Rafael Costa, docente da UFC e tutor da Mata Branca Jr, realizou uma Avaliação Ecológica Rápida (AER), coletando morfotipos não identificáveis durante o diagnóstico em campo para posterior identificação em laboratório, delimitando as fitofisionomias, colhendo e tabulando dados sobre a presença de espécies exóticas, naturalizadas e endêmicas, além de elencar perturbações ambientais e suas implicações. Resultados: O projeto serviu como capacitação para os membros da Mata Branca Jr, oferecendo uma experiência assertiva dentro da área da consultoria ambiental, usualmente pouco explorada na graduação. Ademais, os dados obtidos evidenciaram o estado de conservação da flora das APAs, permitindo uma maior qualidade na elaboração do novo plano de manejo das UCs, além de contribuir para o conhecimento das áreas ocorrência das espécies florísticas da região. Conclusão: O projeto obteve êxito em sua realização, uma vez que cumpriu com seu objetivo, identificando espécies exóticas, endêmicas e naturalizadas, bem como as perturbações ambientais sob o panorama socioambiental do uso das APAs, capacitando graduandos de forma segura e eficiente.

Publicado

2021-06-26

Como Citar

Matos, D. M., Gois, A. J. C. ., Martins, J. G. L. ., Albuquerque, J. V. B. D. ., & Camelo, V. L. . (2021). LEVANTAMENTO FLORÍSTICO COMO SUPORTE À PROTEÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE GRADUANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(2), 8. https://doi.org/10.51189/rema/1227

Edição

Seção

II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)