O FUTURO DOS MUSEUS – A VIRTUALIZAÇÃO DOS MUSEUS NO CENÁRIO PANDÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1224Palavras-chave:
COVID-19, MUSEUS, VISITAS VIRTUAISResumo
Introdução- Atualmente o mundo está vivenciando uma pandemia, que vem impactando e influenciando todos os segmentos da sociedade. E com os Museus não poderia ser diferente. Visto que, estes espaços não formais de educação, que desempenham um importante papel cultural, social e científico para a sociedade, tiveram de aderir as medidas de biossegurança, atendendo as exigências da Organização Mundial da Saúde(OMS), para evitar aglomerações de pessoas. Nesse contexto, diversos museus adaptaram-se e ressignificaram-se durante a pandemia. Nessa perspectiva, o oferecimento de visitas virtuais e/ou tour virtuais pelos museus, cresceu exponencialmente no mundo, sendo a única alternativa encontrada para que os museus continuassem funcionando durante a pandemia. Objetivo- O presente resumo tem como objetivo relatar como foi a experiência na participação de uma visita virtual ao Museu das Culturas Dom Bosco(MCDB), em Campo Grande/MS. Metodologia- A metodologia seguiu duas etapas. Primeiramente uma pesquisa bibliográfica foi realizada, através do Google Acadêmico, com o intuito de selecionar artigos científicos recentes e relevantes, publicados entre 2020 e 2021, que se relacionassem com as palavras–chave: Museus e COVID-19 e Visitas virtuais a Museus. Após esta etapa, uma pesquisa e análise documental foi realizada, o documento analisado foi um vídeo, apresentando o tour virtual realizado no Museu das Culturas Dom Bosco, disponível no canal do MCDB no Youtube. Após a participação nessa visita virtual, que foi mediada pela equipe pedagógica do museu, o presente relato de experiência foi construído. Resultados- O MCDB, é um museu universitário, ligado à Universidade Católica Dom Bosco(UCDB), situado na cidade de Campo Grande/MS. O espaço possui um rico acervo de história e ciências naturais com coleções de: mineralogia, paleontologia, zoologia, arqueologia e etnologia. Conclusão- Considera-se que a visita virtual ao MCDB, foi muito enriquecedora e construtiva, proporcionando a experiência de se conhecer e valorizar o patrimônio histórico-cultural, além de propiciar o conhecimento de coleções etnológicas de diferentes etnias indígenas sul-matogrossenses. A visita possibilitou também, a observação da biodiversidade de animais invertebrados e vertebrados dos biomas brasileiros, além da observação e conhecimento de minerais e fósseis que remontam e ajudam a contar a história da humanidade.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.