A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUSEU DAS CULTURAS DOM BOSCO: POSSIBILIDADES E DIÁLOGOS COM OS PCN’s
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1751Palavras-chave:
AÇÕES EDUCATIVAS, AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS, ESPAÇO NÃO FORMAL DE EDUCAÇÃO, INTERDISCIPLINARIDADE, TRANSVERSALIDADEResumo
Introdução: Desde a década de 1970, as preocupações e ações em prol da preservação do meio ambiente ganharam notoriedade no mundo. No Brasil, no âmbito educacional, na década de 1990, o tema ganha destaque com os Parâmetros Curriculares Nacionais -PCN, um documento importante que norteava e orientava as ações educativas escolares. Por meio de um volume específico voltado para a temática do meio ambiente, o governo brasileiro reiterava a importância da sensibilização do ser humano para com o meio ambiente, considerado um tema transversal. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi elencar e sugerir algumas possibilidades interdisciplinares e transversais de temáticas e conteúdos a serem explorados por professores da educação básica em um espaço não formal de educação, um museu, considerando os PCN’s. Metodologia: O procedimento metodológico utilizado para a elaboração deste relato de caso, foi uma pesquisa bibliográfica com abordagem exploratória do volume 9 dos PCN’s- Meio ambiente, com ênfase em sua contextualização e utilização, a partir de uma visita guiada ao Museu das Culturas Dom Bosco (MCDB). Resultados: O MCDB, é um museu de ciências e história natural, situado no município de Campo Grande/MS. Um espaço não formal de educação que possui um riquíssimo acervo, com exposições voltadas para temáticas de arqueologia, etnologia, malacologia, mineralogia e zoologia. Com base nos PCN’s, os professores, ao conduzirem seus grupos escolares ao MCDB, podem explorar e discutir com seus alunos, temáticas e questões socioambientais voltadas para a importância da biodiversidade, importância da conservação dos biomas brasileiros, levantar reflexões sobre os impactos das queimadas, desmatamento, extinção, caça ilegal, tráfico de animais silvestres, e do uso de agrotóxicos. Além disso, podem refletir a importância e a história dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul, diversidade cultural, e discussões voltadas para valorização e respeito a diversidade étnico-racial. Conclusão: Considera-se que o MCDB é propício para o desenvolvimento de ações voltadas para a promoção da EA. Por esta razão, as articulações interdisciplinares e transversais propostas no PCN para o currículo formal, com as exposições presentes no museu, são uma ótima oportunidade para os professores da educação básica sensibilizarem seus alunos com questões socioambientais.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.