ESGOTAMENTO PSICOLÓGICO EM ESTUDANTES DE MEDICINA
DOI:
https://doi.org/10.51161/rems/3731Palavras-chave:
Síndrome de Burnout, Esgotamento psicológico, Estudantes de medicina, Angústia psicológicaResumo
Introdução: A Síndrome de Burnout (SB) é caracterizada como uma resposta prolongada a estressores interpessoais crônicos no trabalho e relaciona-se com as dimensões como a exaustão emocional, a despersonalização e a diminuição da realização pessoal, em respostas às fontes crônicas de estresse. Objetivo: Diante do frequente diagnóstico da SB em estudantes de medicina, o presente estudo tem como finalidade apresentar uma revisão bibliográfica sobre o esgotamento psicológico que acometem esses graduandos da área médica. Metodologia: Este estudo usou artigos publicados nas plataformas da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google acadêmico, entre os anos de 2019 a 2022. Resultados: Foram analisados 16 artigos científicos e dos principais resultados, constatou-se que os trabalhos que utilizaram como instrumento de avaliação o “Maslach Burnout Inventory for students (MBI-SS), a dimensão despersonificação esteve presente em mais de 30,6% dos estudantes e o sexo feminino foi o mais prevalente. Entre os fatores estressores encontrados havia a alta carga horária do curso, a má qualidade do sono, o uso de hipnóticos e a ideação suicida. Conclusão: Assim, diante da repercussão dessa síndrome na vida dos acadêmicos, sugere-se intervenções psicológicas a fim de melhorar a saúde mental dos futuros médicos.
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