Enfermagem, Dislexia, Serviços de Saúde Escolar, Serviços de Saúde Mental, Deficiências da Aprendizagem
Resumo
Objetivo: Descrever, de acordo com a literatura, quais os conceitos diagnósticos adotados na dislexia, os desafios para profissionais de enfermagem disléxicos, como também relatar a atuação do profissional enfermeiro frente a esse agravante. Material e Método: revisão narrativa da literatura com abordagem qualitativa exploratória, no qual foram abordados artigos científicos sobre o papel dos enfermeiros (as) frente a dislexia, pesquisados através dos DECS: “enfermagem” e “dislexia” associados pelo operador booleano AND nas seguintes bases: BVS; LILACS, SCIELO e documentos da ABD e do Ministério da Saúde do Brasil, teve como critérios de inclusão: artigos publicados entre os anos de 2001 a 2021. Resultados: foram analisados 29 documentos e para melhor visualização dos resultados eles foram divididos em três unidades temáticas, sendo elas: conceitos, diagnóstico, aspectos familiares diante das dislexias; relatos e desafios do profissional de enfermagem com diagnóstico de dislexia desde sua vida acadêmica ao ambiente profissional e o trabalho da enfermagem frente a dislexia. Considerações finais: o estudo destacou a importância da atuação da enfermagem frente a dislexia, desde a vida escolar ao ensino superior e a atuação de profissionais de enfermagem disléxicos na prática clínica. Sendo de suma importância destacar que indivíduos com diagnóstico de dislexia tem uma maior probabilidade em desenvolver problemas psíquicos e psicológicos, devido ao pré-julgamento que recebem ao expor o transtorno, verificou-se a necessidade de elencar que a dislexia não deve ser considerada como um nível de baixa inteligência ou um resultado de uma má-alfabetização, e sim, uma condição hereditária com alterações genéticas.
Biografia do Autor
Maria Carolina Rossi Cardoso de Melo, Universidade Paulista (UNIP)
Maria Carolina Rossi Cardoso de Melo. Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Curso de Enfermagem, Universidade Paulista – Campus Brasília. Brasília, Distrito Federal, Brasil. carolinarossicardoso@gmail.com (ORCID 0000-0001-8484-3707).
Dheise Caroline Guedes França, Universidade Paulista
Dheise Caroline Guedes França. Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Curso de Enfermagem, Universidade Paulista – Campus Brasília. Brasília, Distrito Federal, Brasil. dheisecaroline15@gmail.com (ORCID 0000-0003-0756-0476).
Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha, Universidade Estadual do Maranhão
Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha. Departamento de Enfermagem, Universidade Estadual do Maranhão. Balsas, Maranhão, Brasil. francidalmafilha@gmail.com (ORCID 0000-0001-5197-4671).
Laylla Luanna de Mello Frasca, Universidade Federal de Goiás
Laylla Luanna de Mello Frasca. Escola de Agronomia da UFG, Programa de Pós-graduação em Agronomia, Universidade Federal de Goiás. Goiânia, Goiás, Brasil. Laylla.frasca@gmail.com (ORCID 0000-0002-3572-1145).
Thais Vilela de Sousa, Universidade Federal de Goiás
Thais Vilela de Sousa. Departamento de enfermagem, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Goiás. Goiânia, Goiás, Brasil. thais.fen@hotmail.com (ORCID 0000-0002-7498-516X).
Iel Marciano de Moraes Filho, Universidade Paulista
Iel Marciano de Moraes Filho. Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Curso de Enfermagem. Universidade Paulista – Campus Brasília. Brasília, Distrito Federal, Brasil. ielfilho@yahoo.com.br (ORCID 0000-0002-0798-3949).
Melo, M. C. R. C. de ., França, D. C. G. ., Carvalho Filha, F. S. S. ., Frasca, L. L. de M. ., Sousa, T. V. de ., & Moraes Filho, I. M. de. (2022). DISLEXIA: UM OLHAR ATRAVÉS DA ENFERMAGEM. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 108–120. https://doi.org/10.51161/rems/3581