Objetivo: O presente estudo tem como objetivo de relatar a experiência da formação dos ciclos teóricos do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Saúde Mental (NUPeSM), e o processo de integração multidisciplinar de acadêmicos dos cursos de enfermagem, fisioterapia, psicologia e serviço social, em tempos da COVID-19, utilizando-se do ensino remoto como ferramenta de mediação/aproximação entre os discentes. Metodologia: Estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido por membros de um grupo de pesquisa e extensão em Saúde Mental, vinculado aos cursos de graduação de duas Instituições de Ensino Superior (IES) de um município do interior do Ceará. Resultados: O Núcleo deu seguimento às suas ações no formato de ensino remoto síncrono, utilizando-se de Web conferências realizadas no Google Meet, como mediadora do contato entre discentes, docentes e convidados, tendo a abordagem da formação por meio remoto. Mesmo diante alguns entraves que atravessaram a efetivação das atividades durante a pandemia, percebe-se que as ações vêm sendo desenvolvidas de forma significativa e satisfatória. Conclusão: Deste modo, consideramos válidas as experiências dos encontros virtuais que foram mediados pelo NUPeSM. Aponta-se o uso das tecnologias da informação como uma ferramenta potente e eficaz.
Lopes Ávila, R. E. ., Paiva Monte, F. T., Aguiar, L. C. de, Sousa, B. da S., Sousa, T. L. de ., & Cordeiro, M. J. D. S. (2022). NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO EM SAÚDE MENTAL (NUPESM): EXPERIÊNCIA DA FORMAÇÃO DOS CICLOS TEÓRICOS DURANTE A PANDEMIA. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 1–9. https://doi.org/10.51161/rems/3508