BIBLIOTERAPIA COMO ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO DO LUTO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.51161/rems/3391Palavras-chave:
LUTO INFANTIL, ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO, BIBLIOTERAPIAResumo
Introdução: Há um medo vivenciado por grande parte da população quando o tema é morte, consequentemente evita-se tratar do assunto com o público infantil que é colocado de lado ou excluído totalmente de contextos que envolvam a morte e o processo do luto. Objetivo: A presente revisão integrativa tem como objetivo analisar a eficácia da biblioterapia na elaboração do luto infantil, visto que essa pode ser compreendida como um facilitador da compreensão e elaboração do luto, pois funciona como um recurso de enfrentamento do luto durante a infância. Por meio do mundo mágico e da linguagem acessível e fácil a biblioterapia ou literatura terapêutica proporcionam sensação de conforto e promovem a compreensão da criança sobre o assunto e o contato do indivíduo com o seu sentimento de perda. Portanto a compreensão acerca do luto infantil é uma importante ferramenta de trabalho para profissionais da área da saúde e da educação, revelando-se assim como uma possível relevância do tema para a área da saúde pública e educação. Material e Métodos: Para que isso fosse possível, realizou-se uma busca no Indexador Eletrônico Google Acadêmico, os descritores utilizados de forma individual foram luto, infância, biblioterapia e literatura infantil, já os descritores utilizados de forma combinada foram Luto Infantil, Psicologia; Biblioterapia, Luto Infantil; Literatura Infantil e Luto. A seleção dos artigos foi realizada a partir da leitura de seus respectivos resumos, que possuíam maior relevância com o tema proposto. Resultados: A relevância do tema baseia-se na ideia de que a morte é o novo tabu e por consequência disso o luto é um assunto pouco abordado por adultos que acabam por excluir as crianças desse contexto. Conclusão: Compreende-se que a partir da realização do presente trabalho é possível ampliar a compreensão acerca do luto infantil e minimizar possíveis complicações emocionais no desenvolvimento da criança.
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