CUIDADOS À CRIANÇA HOSPITALIZADA E A ATUAÇÃO MULTIPROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.51161/rems/3372Palavras-chave:
Equipe multiprofissional, Hospitalização, criançaResumo
Introdução: A integralidade, conforme a Lei 8080 de 19 de setembro de 1990 compreende “um conjunto de ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema”, que em sua variedade de vertentes, aponta atributos e valores a respeito de particularidades que são almejadas dentro das práticas de saúde. Objetivo: O objetivo deste estudo foi investigar a atuação da equipe mul-tiprofissional. Metodologia: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, tendo como base a busca de artigos científicos indexados as bases de dados Pubmed, ScienceDirect, Lilacs e Scielo, utilizando como descritores: equipe multiprofissional, hospitalização e criança, combinados com operadores booleanos, bem como suas traduções para o inglês e espanhol. Realizada a busca foram encontradas 4.295 produções científicas, aplicando filtros e critérios es-tabelecidos de inclusão e exclusão o resultado final foi de 19 artigos que compuseram amostra. A partir dos achados, a discussão foi categorizada em tópicos que envolvem a atuação das práticas multiprofissionais, tais quais: equipe Multiprofissional; Relações interpessoais: equipe multiprofissional e família; Desafios e possibilidade das práticas mul-tiprofissionais. Discussão: O processo de trabalho da equipe multiprofissional está relacionado diretamente à concep-ção dos profissionais acerca do significado do trabalho em equipe e da importância no desenvolvimento e qualidade da assistência prestada. Conclusão: Para o êxito é necessário atenção direcionada às demandas que emergem no cotidiano hospitalar, assim como, propiciar o fortalecimento dos vínculos equipe-equipe, como também, equipe-família, desse modo, possibilitar comunicação eficaz proporcionando à criança hospitalizada um cuidado integral e assertivo a partir da associação destas práticas.
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