A IMPLANTAÇÃO DO NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE NO HOSPITAL GERAL DE IPIXUNA DO PARÁ COMO ESTRATÉGIA DE MELHORIA DOS PROCESSOS ASSISTENCIAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
SEGURANÇA DO PACIENTE, EVENTO ADVERSO, ASSISTÊNCIA, ENFERMAGEM, GESTÃO
Resumo
Introdução: A Resolução da Diretoria Colegiada de número 36 (RDC 36/2013), torna obrigatória a instituição de ações em serviços de saúde para a promoção da segurança do paciente e a melhoria da qualidade, orientando a implementação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) para estabelecimento de estratégias e ações de gestão para a melhoria da identificação do paciente, higienização das mãos, segurança cirúrgica, prevenção de quedas, uso e administração de medicamentos, entre outros. Objetivos: Relatar experiência vivenciada e melhorias ocorridas com a sensibilização da equipe a respeito da segurança do paciente em um hospital SUS de médio e pequeno porte. Material e métodos: O NSP foi criado em março de 2019. Como primeira etapa do processo de implantação, deu-se a sensibilização dos membros sobre as diretrizes do núcleo. A partir daí, foi iniciando o processo de divulgação na unidade através de treinamento com vistas a elucidar o papel e funcionalidade do NSP no serviço, sequenciado pela elaboração do plano de segurança do paciente, base para as atividades do núcleo. Iniciou-se a implantação dos protocolos, desenvolvimento da cultura de segurança do paciente entre os colaboradores, instituição do fluxo de notificação de ocorrências, monitoramentos de eventos adversos e o envolvimento da assistência nas ações e treinamentos realizados, para o entendimento e implementação das ferramentas e estratégias na rotina visando a segurança ao usuário internado. Resultados: Foram observadas e vivenciadas as atividades do núcleo dentro do hospital, onde evidenciou-se algumas situações de risco a serem mitigados na unidade. Conclusão: Com o núcleo percebeu-se a necessidade de um direcionamento para que todos estejam integrados quanto à implantação de protocolos e recomendações que visem melhorar as práticas de segurança do paciente, estabelecimento de fluxos para prevenção de eventos adversos e direcionamento da atuação da assistência em caso de dano ao usuário, melhor organização e gestão do hospital com a qualificação dos colaboradores atendendo aos requisitos de melhor prestação de serviço, formação de grupos de discussão e análise de eventos ocorridos na unidade, com elaboração de plano de ação especifico para cada caso.
Publicado
2022-02-17
Como Citar
Cruz, M. L. . (2022). A IMPLANTAÇÃO DO NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE NO HOSPITAL GERAL DE IPIXUNA DO PARÁ COMO ESTRATÉGIA DE MELHORIA DOS PROCESSOS ASSISTENCIAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 2(4), 212. https://doi.org/10.51161/rems/3180